Dia de Campo reuniu produtores de leite para avaliar o ano e confraternizar

Atividade foi realizada na região central do Rio Grande do Sul

 

Cerca de 40 produtores de leite do município de Agudo, região central do Rio Grande do Sul, se reuniram para encerrar o ano, confraternizar e aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos em mais um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável. Diego Ketzer, veterinário da Emater, falou sobre pastagem e o manejo sanitário mais adequado para conseguir uma melhor qualidade do leite. Uma espécie de “revisão” dos assuntos tratados nos 18 dias de campo já realizados no município por meio do Projeto.

Além das informações técnicas, o grupo trouxe as famílias para uma confraternização no balneário Dozz, marcando um ano de muito trabalho e dedicação para os leiteiros. “É um momento importante pois reunimos os produtores, avaliamos o ano que passou e firmamos compromissos para o próximo”, avaliou Luiz Eugenio Jacobs, agente técnico do PRS.

O Rio Grande do Sul já realizou 123 dias de campo até dezembro de 2018. Entre as 4 tecnologias apoiadas pelo PRS – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Recuperação de Área Degradada com Pastagem ou Recuperação de Área Degradada com Floresta, Plantios de Florestas Comerciais e Manejo Sustentável de Florestas Nativas, a mais utilizada no estado gaúcho foi a ILPF, com 24 Unidades Demonstrativas (UDs), das 30 existentes.

As UDs são propriedades com áreas que funcionam como sala de aula onde ocorrem os Dias de Campo (DCs) que permitem aos produtores vizinhos e da região conhecerem a viabilidade de implantação das tecnologias de baixo carbono.

As Unidades Multiplicadoras (UMs), somam 301 no estado e estão adotando gradativamente as ações que impactam menos o meio ambiente. Para 2019 já estão previstos 8 dias de campo no estado.