Agricultores familiares do Baixo Sul da Bahia conhecem técnicas de produção do cacau fino

Estado é o maior produtor da fruta

No dia 11 de Janeiro de 2019 cerca de 38 produtores rurais participaram do Dia de Campo, promovido pelo Projeto Rural Sustentável e realizado na Unidade Demonstrativa do produtor João Pereira de Melo, em Presidente Tancredo Neves/BA.

Além da apresentação do Projeto Rural Sustentável foi realizada palestra informativa sobre manutenção, enxertia, e poda do Cacaueiro. Os produtores puderam conhecer na prática técnicas adotadas para se produzir um cacau com qualidade, o chamada “Cacau Fino”, a atividade foi conduzida pelo Técnico Agropecuário Valmir de Jesus Santos.

A Bahia é o estado que produz uma extensa quantidade de cacau que dar para comercialização tanto interna quanto externa, porém os produtores deste produto não conseguem agregar valor ao que é produzido devido ao manejo utilizado que em muitas vezes deixam a desejar. Com isso o produtor não consegue um preço justo pelas amêndoas do cacau, devido ao manejo, tratos culturais e boas práticas no processamento que são inadequadas, isso vai da colheita a secagem do cacau.

O chamado cacau fino, inicia seu processo com a seleção das sementes e a escolha das variedades usadas no plantio. Daí encontra-se todo cuidado e atenção no pós-colheita que inclui no processo a seleção das amêndoas, fermentação e secagem. Segundo pesquisadores, o cacau fino da Bahia está caminhando para se tornar a matéria prima para chocolates reconhecidos mundialmente.