Feminismo e agroecologia para mulheres do campo

Temas foram abordados em encontro no sul da Bahia

No dia 05 de dezembro, o Projeto Rural Sustentável reuniu mulheres agricultoras familiares em processo de transição agroecológica para discutir o tema agroecologia e também a importância da mulher para o meio rural.

O Dia de Campo foi realizado no município de Presidente Tancredo Neves e foi composto por mulheres beneficiárias ou esposas de produtores rurais beneficiários do PRS, que atuam diretamente na propriedade rural.

Muitas dessas mulheres estão ligadas nas questões agroecológicas, realizando manejos florestais e plantios de maneira que possam promover o desenvolvimento sustentável dentro do viés do movimento da agroecologia.

Este é um movimento que cresce cada vez mais e que aos poucos vai ganhando espaço na produção agrícola. A opção de substituir fertilizantes e inseticidas químicos pelo orgânico é uma tendência no campo e um dos passos adotados no processo de transição. Um exemplo é o uso da manipueira (líquido extraído da mandioca quando é prensada no processo de fabricação da farinha) como adubo.

Além da agroecologia, foi abordada também a importância do espaço da mulher agricultora familiar. A participação é necessária para o fortalecimento do protagonismo e empoderamento feminino no âmbito das políticas públicas voltadas para mulher no meio rural no que se refere a captação de crédito e programas de habitação.

Dona Joana, moradora da comunidade rural Corte de Pedra, falou da importância do projeto neste processo de transição agroecológica, já que traz em sua essência a prática da agricultura de baixo carbono. “Acredito que as mulheres deveriam ser mais valorizadas por estarem diretamente ligadas a esta iniciativa,” declarou.

Dona Eunice deixou claro que lugar de mulher é onde ela quiser. “A mulher, principalmente a mulher rural, precisa se amostrar mais e ocupar espaços em diferentes ocasiões, principalmente onde apenas só o homem aparece.”