Sobre o Projeto

Objetivo

O objetivo do Projeto é melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores nos biomas Amazônia e Mata Atlântica para o desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima; e promover a implantação de um projeto de grande escala que possa, contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais conforme previsto no Projeto Rural Sustentável – BR-X1028.

Parceiros Institucionais

Este projeto de cooperação técnica tem como o executor e gestor financeiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta Cooperação Técnica é financiada pelo Governo Britânico, tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo

IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade foi a instituição selecionada no processo seletivo SPD 16-072 para realizar os serviços de “execução e operacionalização de atividades administrativas e logísticas do projeto Rural Sustentável”, conforme contrato No. C0049-17, firmado entre o IABS e o BID.

Metas

Componentes

O Projeto Rural Sustentável é organizado em três Componentes principais, articulados entre si e complementares:

COMPONENTE 1

Concentra ações de apoio técnico – através de assistência técnica habilitada para elaborar e acompanhar a implantação das atividades previstas nas Propostas Técnicas aprovadas – e de apoio financeiro a pequenos(as) e médios(as) produtores(as) rurais para adoção de tecnologias de baixo carbono em produção rural sustentável e medidas de conformidade ambiental.

COMPONENTE 2

Oferece as condições de treinamento para que os(as) técnicos(as) de ATER fortaleçam sua capacidade técnica através de treinamentos apropriados, qualificando-os como Agentes de Assistência Técnica (ATEC) do Projeto Rural Sustentável. Este Componente também apoia o treinamento dos(as) produtores(as) rurais através de oficinas e Dias de Campo nas Unidades Demonstrativas (UDs) do Projeto.

COMPONENTE 3

Assegura a correta execução, monitoramento e avaliação das atividades da Cooperação Técnica.

Beneficiários

Pequenos(as) e médios(as) produtores(as) rurais e Agentes de Assistência Técnica – ATECs.

Equipe Local

A equipe de execução e implementação do Projeto é formada por profissionais do BID e IABS. Para auxiliar na execução e operacionalização de atividades administrativas e logísticas, o Rural Sustentável conta com equipes locais em cada estado abrangente, formadas por Monitores de Campo e Assessores de Comunicação.

Monitores de Campo

Profissionais da equipe do IABS responsáveis por apoiar e monitorar a execução dos Dias de Campo, e por divulgar o Projeto nos municípios.

Assessores Locais de Comunicação

Profissionais de comunicação da equipe do IABS responsáveis por apoiar a mobilização, acompanhar e registrar as ações do Projeto nos estados.

Ações do Projeto

Promover treinamento de Assistência Técnica nas tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo Projeto;

Promover treinamento de produtores rurais através de palestras e dias de campo/ visita técnica em Unidades Demonstrativas;

Selecionar e/ou implantar Unidades Demonstrativas (UD) em todos os municípios do Projeto;

Apoiar os(as) produtores(as) rurais para obtenção de Crédito Rural em suas linhas tradicionais através da disponibilização de assistência técnica habilitada e do incentivo financeiro para a implantação de Unidades Multiplicadoras (UM)

Promover treinamento de produtores rurais através de palestras e dias de campo/ visita técnica em Unidades Demonstrativas