Geração de renda com menor impacto ambiental

Área que antes abrigava garimpo, hoje produz açaí no Pará

Há mais de 30 anos quando chegou em Tucumã, no sul do Pará, Zé Nelson Ferro encontrou em sua propriedade uma área castigada pela atividade do garimpo. Desde então, ele trabalhou para a recuperação do local que atualmente, tem rendido a produção do açaí. Essas e outras experiências foram relatadas por ele, no Dia de Campo realizado na sexta-feira (06), no Sítio Pequeno Paraíso.

Na conversa com outros produtores rurais, Zé Nelson, colocou a necessidade da gestão para a propriedade e a importância de produzir com rentabilidade, mas sem impactar o meio ambiente. “Quando cheguei aqui, encontrei um garimpo e pensei, vou recuperar esse lugar. Aos poucos a mata foi crescendo e hoje me dá até polpa de açaí. Então, o que parecia estar perdido e degrado, hoje está me dando até uma renda”, comenta o produtor.

Além da recuperação, a família Ferro deu mais um passo na produção rural com menor pressão ambiental. O filho de Zé Nelson, Altair, adequou um sistema que permite a produção hidropônica de alface, com o reuso total da água. “O sistema é um ciclo, então, reaproveitamos 100% da água. Produzimos mil pés de alface por semana. Se fosse na forma de produção normal, gastaríamos dez vezes mais água”, explica Altair.

Para Zé Nelson, a diversificação na propriedade intensifica a produção rural sustentável. É o que Rafael Brondani e sua família já praticam. “Se depender de um tipo de plantação, o produtor pode tirar renda por dois três meses e nos outros seguintes não terá de onde tirar. Diversificando com outras culturas, ele terá renda o ano todo”, finaliza o produtor.