Manejo do açaí no SAF é tema de dia de campo

Produtores conheceram como consorciar o açaí com outras espécies

O manejo do açaí no Sistema Agroflorestal (SAF) foi tema do Dia de Campo, realizado no sábado, dia 07 de julho, no sítio Sítio do Caju, em Tucumã, no sul do Pará. O evento teve participação de 28 produtores rurais, que conheceram técnicas de plantio, os cuidados com os açaizais e como consociar com outras especiais.

A produção de cacau é a principal atividade de boa parte dos produtores rurais de Tucumã, no entanto, a diversificação da produção é uma alternativa para garantir a renda durante todo o ano. Por isso, o açaí pode ser uma opção para o produtor diversificar a produção.

No dia de campo, os participantes conheceram as variedades do fruto símbolo do Pará, além dos orientações, desde o plantio até a colheita. O açaí também pode ser consorciado com outras especiais, seja, de ciclo curto ou de ciclo longo como o próprio cacau, além de essências florestais.

“O açaí se adapta facilmente a outras espécies principalmente com o cacau que é bastante plantado aqui no município [Tucumã]. É uma outra alternativa de renda para o produtor”, explica Erickson Bernardo, técnico em agroecologia que ministrou apresentação sobre o manejo do açaí.

Há seis meses, o produtor rural Edvan Leôncio dos Santos, plantou mil pés de açaí que irá integrar com o cacau e o mogno, espécie florestal nativa da Amazônia. “A minha ideia é intercalar as culturas e poder tirar renda das duas”, finaliza o produtor rural.