Protagonismo feminino é abordado em dia de campo no Pará

Produtora relatou experiência no gerenciamento da propriedade.

“Tudo que produzimos nos trouxe benefícios e é por isso que aconselhamos às pessoas a acreditarem que em um pequeno pedaço de terra, tem como viver bem”. Estas foram as palavras da produtora rural Jovelina de Souza Lima, no dia de campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado na sexta-feira (29), em sua propriedade, a Fazenda Castanheira, localizada em Tucumã, no sul do Pará.

O evento abordou os resultados obtidos pelos produtores e produtoras rurais que foram beneficiados pelo PRS. Dona Jovelina contou aos 25 participantes como melhorou a renda da propriedade junto com seu marido Francisco Marques.

No início, ela administrava só os negócios da propriedade, no entanto, com o aumento das atividades, Jovelina viu a necessidade de ter um papel maior na propriedade. “Aprendi a ter gestão, registrar tudo o que era feito e calcular se seria viável ou não. Passamos a ver o que ganhávamos e o que perdíamos”. A Fazenda Castanheira passou a produzir leite, peixe e cacau.

No cacaueiro foi implantado o Sistema Agroflorestal (SAF), tecnologia de baixo carbono apoiada pelo Rural Sustentável, que fez da propriedade Unidade Demonstrativa do Projeto. Com o benefício, Jovelina deu outro passo importante, a instalação de uma pequena fábrica de polpas de frutas, que funciona com certificação estadual para produção e comercialização.

A atuação da Jovelina reflete uma realidade que vem crescendo no campo, a participação feminina no agronegócio. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), divulgada no início desse ano, de 2013 a 2017, houve um aumento de 10% para 31% de mulheres no gerenciamento das propriedades, sejam elas, pequenas, médias ou grandes.

A pesquisa, elaborada com a finalidade de traçar um perfil de produtores rurais brasileiros, entrevistou 2.835 agricultores e pecuaristas. Embora os homens sejam a maioria, 81% dos entrevistados revelaram que a participação das mulheres é vital para a administração dos negócios.

No último relatório de resultados do PRS, alcançados até maio, as produtoras rurais contabilizavam 22% das propostas para Unidades Multiplicadoras no Pará. Produtoras como Marialva que se sentiu inspirada pela experiência de Jovelina. “Esse momento é muito importante para nós mulheres. O depoimento dela foi muito interessante e muitos fatos coincidem com nossa história”, finalizou a produtora rural.