Diversificação evita êxodo rural

Projeto incentivou produtor a permanecer no campo

Enio de Vagas Martins, está dando início a diversificação na propriedade de 10 hectares que tem há 11 anos em Boa Vista das Missões, município de 2.114 habitantes, há cerca de 400 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.  Para ele, este é o melhor caminho para o pequeno produtor.
A área, uma Unidade Demonstrativa (UD), do projeto Rural Sustentável (PRS), já tinha ervateiras nativas e serão plantadas mais algumas. A árvore da erva mate que cresce na sombra, em meio a outras espécies, tem maior produtividade e pode ser vendida por um preço melhor para a indústria.
A esposa de Enio, Ezorá da Silva Martins, plantou maracujá para dar alimento para as abelhas e também há gado de corte, uma pequena horta e galinhas. Por meio do Rural Sustentável, a família recebeu incentivo financeiro e assistência técnica para implantar tecnologias previstas no Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), se tornando assim uma espécie de sala de aula para receber outros produtores em Dias de Campo (DCs).
Enio estava quase deixando o campo e indo com a família para a cidade pois o plantio de grãos não estava mais sendo lucrativo. Foi aí que o agente de assistência técnica credenciado pelo projeto, Leonidas Piovesan, iniciou seu o trabalho. “Para seguir com soja queriam que eu arrancasse as ervateiras, só assim iria aumentar um pouco a renda. Mas por menos que elas rendessem, era uma coisa certa e sem necessidade de investimento”, conta Enio.
O produtor do norte gaúcho, trabalhou como caminhoneiro, mas sempre quis se dedicar somente ao campo, plano que concretizou há dois anos. Leonidas é técnico da Emater e incentivou o plantio de mais ervateiras e apicultura. Para o futuro, o desejo é colocar um sistema de irrigação da pastagem, corrigir o solo e fazer mais piquetes para o gado.
O Dia de Campo em que Enio foi anfitrião, contou com a presença do vice-prefeito do município, Luis Carlos Taffarrel.  Doraldino Nunes, também produtor de uma Unidade Demonstrativa (UD) do projeto, era um dos participantes, atento as explicações dos técnicos. “A gente adquire novas experiências, nunca se sabe tudo”.
 A área de Doraldino, será a próxima a receber a atividade, no fim de abril. A propriedade tem grãos, produção de mel, extrativismo de pinhão e está começando com psicultura.
Com o sustento da sua propriedade, Enio consegui ajudar a sua filha a se formar no curso de Fisioterapia.
O cardápio servido na festa foi boa parte produzido na propriedade, motivo de orgulho para ele que quer ser cada vez mais auto- suficiente.