Diversificação evita êxodo rural

Dia de Campo comprova benefícios da agricultura de baixo carbono

O município de Realeza, localizado na região sudoeste do Paraná, recebeu no dia 04 de abril, seu primeiro Dia de Campo no âmbito do Projeto Rural Sustentável.
Entre as temáticas abordadas, ganhou destaque a tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), com a demonstração do sistema silvipastoril implantado a quase 20 anos. A Unidade Demonstrativa (UD), sede do Dia de Campo, está localizada na comunidade de Santa Terezinha e é administrada pelo agricultor familiar Silvio Batistella e sua mãe, Dona Leda, que trabalha com agricultura a pelo menos, 55 anos.
O evento reuniu cerca de 35 participantes, a maioria produtores de leite da região e contou com a parceria de outros técnicos e entidades locais.
Para Jacir Rodrigues, técnico responsável pela organização do evento, o Dia de Campo foi importante para a disseminação das tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo Projeto, atingindo resultados positivos. “Os produtores apresentaram grande interesse em desenvolver as tecnologias sustentáveis para o meio rural e acessar os recursos do PRS”, afirma ele.
Silvio, que acompanha a implantação das linhas de eucalipto há quase 20 anos,  destaca os benefícios em relação a tecnologia de silvipastoril. “Houve uma melhoria na questão do conforto térmico dos animais e por consequência, o aumento na produção de leite”, comenta ele.
O produtor ressaltou também a importância do aporte financeiro disponibilizado pelo Rural Sustentável e a satisfação em receber outros agricultores em sua propriedade para compartilhar as experiências vivenciadas por ele e sua família.