Agricultores de Mato Grosso aprendem técnicas e vantagens da reforma de pastagem

Técnica bem feita aumenta a produtividade de leite.

“Não existe capim ruim, o que existe é manejo inadequado.” Com esta declaração, o produtor rural Luis Carlos Cavichia, iniciou o Dia de Campo em sua propriedade, no Sítio Santa Luzia, localizada na Comunidade Rondon, a 55 quilômetros de Nova Canaã do Norte.
A propriedade tem 49,66 hectares e a Unidade Demonstrativa possui 4,8 hectares onde foi desenvolvida a tecnologia Sistema Agroflorestal (SAF).
A atividade contou com a participação de 47 pessoas que assistiram a palestra sobre “Implementação e vantagens da reforma de pastagens”, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Rogério Jacomo, que explicou que a “reforma de pastagem é importante para aumentar a produtividade de leite, que costuma diminuir durante o inverno, período de estiagem”.
A agente de assistência técnica (ATEC), do Projeto Rural Sustentável, Tatiana Almeida, mostrou algumas alternativas e estratégias que podem ser adotadas, seguindo as características de cada propriedade, para se fazer uma boa reforma de pastagem.
“Entre as alternativas estão o aproveitamento de grãos para suplementação do gado no período da seca e a instalação de banco de proteínas e capineiras, com uso de napier (um tipo de capim) e de cana-de-açúcar, por exemplo”, explica a ATEC.
Vários produtores tinham dúvidas sobre como combater o cupim no pasto e ficaram sabendo que uma forma de reduzir a incidência dos cupins é fazer uma boa calagem na terra.