Sistema Agroflorestal é tema de encontro de produtores rurais em Nilo Peçanha, na Bahia

Agricultores conheceram na prática manejo e cultivo do SAF

Agricultores familiares da comunidade do Areal, município de Nilo Peçanha, na Bahia, distante 150 km da capital, participaram no dia 28 de novembro, de um Dia de Campo sobre as Boas Práticas do Sistema Agroflorestal (SAF). O evento aconteceu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Estiveram presentes, estudantes da Escola Familiar Agrícola do município, e agricultores que buscavam conhecer o Projeto Rural Sustentável. No primeiro momento, o público foi recepcionado com o tradicional café da manhã nordestino, rico em frutas e raízes cultivadas na própria fazenda.

O Dia de Campo foi realizado na propriedade do agricultor Ronivaldo Araujo Assunção, já contemplada pelo Projeto, por se tratar de uma Unidade Demonstrativa (UD).

O primeiro trabalho foi de apresentação do Projeto Rural Sustentável e das tecnologias de baixo carbono. O técnico Gilson Liberato, do Senar, apresentou o Programa Pró Senar, que tem como objetivo melhorar a produtividade e rentabilidade da atividade rural. “Essa parceria PRS e Senar, será de grande valia para tornar o agricultor um gestor de excelência, incentivando e promovendo a sustentabilidade rural” comentou Gilson.

A última atividade foi de conhecimento prático com a demonstração de como funciona o SAF e os tratos culturais que a tecnologia exige. Adubação, mudas, balizamento, poda, colheita, sombreamento, espécies de plantas e distribuição de culturas foram alguns dos temas abordados pelo Atec do PRS, Gileno de Araujo. “Esse é o momento mais esperado por todos, em especial para os estudantes, que ficam animados por conhecerem de forma técnica, o SAF. Os agricultores puderam tirar dúvidas e conferir na prática os resultados,” relatou Gileno.

O Dia de Campo de Boas Práticas do Sistema Agroflorestal fez parte de uma ação desenvolvida pelo SENAR Bahia, Sindicatos dos Produtores Rurais e pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). O evento ainda percorreu  mais sete municípios do Baixo Sul da Bahia.