Adubação e fertilidade do solo é tema de dia de campo

O evento foi realizado em Tucumã no Pará com a presença de 55 participantes

A Adubação e Fertilidade do solo foi o tema do Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado em 29 de novembro, em Tucumã, no sudeste do Pará. Os 55 participantes do evento conheceram os benefícios do Sistema Agroflorestal (SAF) para o solo, bem como condições adequadas para melhora a produtividade do cacau.

O SAF consiste no consórcio entre a fruticultura e espécies arbóreas e traz benefícios ambientais e econômicos.  “Sobretudo na questão da preservação da matéria orgânica, na condição física do solo e de retenção de água que o Sistema Agroflorestal traz, reduzindo assim a necessidade de manejo do solo”, explica Frederico Nascimento, Agente de Assistência Técnica do PRS.

Além disso, também foi ensinado como realizar a coleta e análise do solo para reposição da fertilidade ao verificar necessidade nutricional das plantas. Além dos produtores rurais, o dia de campo teve a presença de estudantes da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia, entidade que capacita jovens em atividades do campo.

Para saber mais sobre o Sistema Agroflorestal e outras tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo Projeto Rural Sustentável acesse: www.ruralsustentavel.org