Tecnologias de baixo carbono como estratégia para aumentar a produtividade com equilíbrio ambiental

Temática abordada em Dia de Campo atraiu produtores rurais de Renascença, no Paraná

A propriedade do seu Pedro e da Dona Marlene foi sede de mais um Dia de Campo para a difusão de tecnologias de agricultura de baixo impacto ambiental. O evento aconteceu, no dia 23 de novembro, e atraiu mais de 30 agricultores do município de Renascença, região sudoeste do Paraná.

Os temas abordados durante o Dia de Campo, trataram da difusão de conhecimentos para a Gestão Rural Sustentável. Além dos conhecimentos técnicos compartilhados, o encontro serviu para divulgar as chamadas de submissão das propostas técnicas para Unidades Multiplicadoras e Demonstrativas, no âmbito do Projeto Rural Sustentável.

O evento contou a participação de técnicos da EMATER local e regional, entidade parceira responsável pela execução deste encontro e de autoridades locais, como o Secretário de Agricultura, Ricardo Soligo Biscaro e Adenir De Barba, gestor ambiental do escritório regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Seu Pedro, que há 15 dias se recuperava de um acidente de trabalho no campo, estava muito animado com a realização do Dia de Campo, mostrando sua vontade de recuperar-se logo e voltar ao trabalho.

Ele contou orgulhoso, dos avanços obtidos na produção de leite, que passou de 8 litros por animal em 2012, para 18 litros por animal em 2017. “Grande parte desse resultado veio das correções de solo que fizemos nos últimos anos, do melhoramento da pastagem e principalmente, do conforto que demos para as vacas, com o sistema de integração do pasto com os eucaliptos”, reforça seu Pedro.

Após ouvir sobre o histórico da propriedade, os agricultores foram convidados a visitar as quatro estações de estudo, cada qual com temas específicos, todos relacionados a boas práticas de gestão rural, voltadas a sustentabilidade. Os temas foram divididos em: sistema de produção silvipastoril, implantação e manejo de florestas comerciais, energias renováveis e preservação das águas.

Adenir de Barba, gestor ambiental da SEMA, falou sobre a importância ambiental e social da água (conservação das nascentes, mata ciliar e lençóis freáticos) e destacou a importância do evento aos participantes. “Acredito que hoje o grande desafio seja a produção agrícola caminhando junto com a sustentabilidade. “O Projeto contribui muito com esse equilíbrio entre a produção a o ambiental, o que traz muito benefício ao produtor rural que participa do projeto, em especial dos Dias de Campo”, argumenta ele.

Renascença é um dos 10 municípios no Paraná contemplados pelo projeto, sendo parte dos 20% que atingiu a meta de unidades demonstrativas aprovadas. Os dias de campo são realizados para divulgar as tecnologias apoiadas pelo Projeto, os benefícios oferecidos e os resultados alcançados para produtores rurais com perfil de ingressar no projeto como beneficiários.