Planejamento e implantação de tecnologia de baixo carbono é tema de Dia de Campo no norte do Paraná

Capacitação ocorreu em Unidade Demonstrativa em Bandeirantes

A propriedade do Sr. Renato Domingues em Bandeirantes recebeu no dia 28 de fevereiro, um grupo de produtores, professores e alunos da universidade local para realização de 2 Dias de Campo promovidos pelo Projeto Rural Sustentável (PRS).

A Unidade Demonstrativa Cabanha Sal no Cocho têm como principal atividade a criação de ovinos em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e conta com 14 ha de tecnologia implantada e 04 aprovadas pelo Projeto. Ao todo, a propriedade abrange 550 ovinos, 3 bovinos, 10 suínos e aproximadamente, 50 aves, sendo uma referência na produção de proteína animal utilizando sistemas integrados de produção.

O evento apresentou apresentações técnicas e visita à campo para reconhecimento do sistema de iLPF, tecnologia de baixo carbono implantada há 8 anos integrando pasto para a criação das ovelhas com as diversas linhas de eucalipto.

Os conteúdos abordados foram: “Produção de Cordeiros em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária” pela manhã, ministrada pelo professor convidado Evandro Ferrreira, do departamento de Zootecnia da ESALQ e “Planejamento de uma propriedade para implantação do componente arbóreo”.

O evento foi organizado pela Consultoria em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária Soluções (CONSIPA), entidade de ATER cadastrada para assistir os produtores contemplados.

O encontro contou com a presença de 20 participantes, além do monitor local Fernando Lazzaretti e dos técnicos que ministraram os conteúdos, eng. agrônomo Jean Carlos Mezzalira e a eng.agrônoma Daniela Maria Martin.