Dia de campo incentiva o uso de plantas medicinais

Atividade relacionou ação com abelhas nativas

A propriedade da família Klein localizada no município de Erechim, no Rio Grande do Sul, recebeu mais um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável no dia 13 de março. Contemplada com o Prêmio Rural Sustentável na categoria Conservação, a propriedade possui 2,1 hectares de Manejo de Floresta Nativa e recebeu 15 participantes entre produtores rurais e estudantes para falar sobre plantas medicinais e mostrar as caixas de abelhas nativas – sem ferrão que possuem na área de 2.2 hectares.

Valdete Klein, apresentou diversas plantas, algumas até consideradas apenas “matos” que podem ter usos medicinais. “Numa simples caminhada por perto de casa se descobre muitas plantas”, salientou ela.

O histórico do uso das plantas pelos humanos começou com a simples observação, chegando até o uso farmacêutico. Valdete falou sobre a importância da identificação, da parte da planta a ser usada (se os frutos ou as folhas, por exemplo), a toxicidade (para evitar malefícios a saúde), onde realizar a coleta das plantas, o processo de secagem (precisa ser na sombra e bem arejado, descartando caso surja alguma alteração como mudança na cor, que pode indicar mofo); o tempo de armazenagem e os diversos preparos existentes  –  chás (infusão, decocção), pomadas, tinturas e xaropes.

O grupo também acompanhou uma visita na Unidade Demonstrativa, conhecendo as 110 caixas de abelhas nativas sem ferrão – mandaçania mirim e suas muitas variações, irái, jataí, entre outras. “Esse tipo de abelha pode até ser criada na cidade, por não possuir ferrão”, aponta Edson Klein. O mel delas é mais liquido e tem propriedades terapêuticas, sendo usado mais como medicamento do que para alimentação.