Realizada primeira reunião do CTE de Minas Gerais em 2019

Resultados do Projeto Rural Sustentável foram apresentados

No dia 12 de março de 2019, a Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Belo Horizonte, recebeu a Reunião do Comitê Técnico Estadual (CTE-MG) do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Foram abordados os seguintes temas:

1. Ações do Sistema Agricultura de Apoio aos Produtores Rurais da Bacia do Rio Paraopeba. Feliciano Nogueira de Oliveira – Assessor Especial da Superintendência de Desenvolvimento Social e Ambiental/SEAPA.

2. Plano ABC – Aproximando 2020: o que alcançamos e o que temos pela frente. (Informações sobre a nova estrutura do MAPA e as competências de irrigação.) Kaa Marzall – Coordenadora de Agropecuária e Mudança do Clima/MAPA.

3. Avaliação dos resultados da fiscalização das sementes de forrageiras pelo MAPA com apoio da Federação da Agricultura de Minas Gerais – FAEMG. Maria Augusta Araújo – Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas – SEFIA/SFA-MG/MAPA e Caio Cesar Coimba – FAEMG.

4.Apresentação sobre a Semana de Integração Tecnológica (SIT 2019): Integração e Desenvolvimento Regional. Fredson Ferreira Chaves – Coordenador da SIT/Embrapa Milho e Sorgo

Renato Marques, coordenador local em Minas Gerais do Projeto Rural Sustentável informou sobre o atual status do projeto que está na fase final com o término da verificação dos relatórios finais, vistoria às propriedades pelo Banco do Brasil e os últimos treinamentos para os Agentes Técnicos nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia.

Na próxima reunião que está marcada para o dia 2 de abril a expectativa é apresentar os resultados finais do Projeto Rural Sustentável.

Estiverem presentes representantes da SFA-MG/MAPA, ABID, EMATER, EMBRAPA Milho e Sorgo, FAEMG e IABS.