Mulheres agricultoras aprendem técnicas agroecológicas

Estímulo ao fortalecimento de associação e compartilhamento de saberes locais

A Unidade Demonstrativa (UD) de propriedade do Sr. Samir Hirle, distante 10 quilômetros do município de Teófilo Otoni, na região nordeste de Minas Gerais foi sede do Dia de Campo realizado pelo Projeto Rural Sustentável. A Fazenda Monte Verde, tem 203 hectares e implantou a tecnologia Recuperação de Área Degradada com Pastagem (RAD-P) em 4 hectares da propriedade.

O Dia de Campo teve como público alvo as mulheres agricultoras. Na oportunidade estiveram presentes cerca de 30 mulheres do Acampamento de Reforma Agrária Mãe Esperança, situado na Comunidade Rural de Itamunhec, em Teófilo Otoni. O dia de campo teve como tema as técnicas agroecológicas para controle de pragas e preparação de sal para gado com homeopatia.

A Agente de Assistência Técnica (ATEC) Marianna Villaça, responsável pela orientação na propriedade compartilhou, em conjunto com a ATEC Deliene Gutierrez e os participantes, várias receitas naturais. Após esta apresentação, as agentes explicaram as técnicas de controle de pragas.

Para que o conhecimento adquirido neste dia fosse replicado no acampamento onde moram, as mulheres foram estimuladas a fortalecerem sua associação e realizarem reuniões mais regulares para discutirem os assuntos de interesse.

Os participantes foram incentivados também a compartilharem a troca de mudas de plantas medicinais, insumos para as receitas, sementes, além das técnicas aprendidas no local
Na avaliação da produtora Clemência, o dia de campo foi positivo. “Foi um dia de muito aprendizado e fiquei satisfeita com a oportunidade de participar desta atividade.”