Sistema Agroflorestal diminui gastos com a fertilidade do solo

Preparo da terra para o plantio compromete 60% do custo de produção

 

A fertilidade do solo é essencial para qualquer produção agrícola e esse foi o tema do dia de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), promovido, no dia 3 de agosto, em Tucumã, no sudeste do Pará. A programação contou com a presença de 17 produtores rurais que conheceram técnicas de preparo da terra para o plantio, com a adoção de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Os cuidados com o preparo da terra são necessários para torná-lo mais fértil e garantir nutrientes essenciais as plantas. “Estamos em um período de preparo do solo. Então, o dia de campo foi direcionado para a fertilidade do solo e implantação do SAF. O engenheiro agrônomo Frederico Nascimento, agente de assistência técnica (ATEC) do PRS, explicou quais os procedimentos que o produtor deve adotar com relação a correção da calagem e da acides para o plantio de mudas.

Segundo Nascimento, todo trabalho direcionado a fertilidade do solo em Sistemas agroflorestais compromete 60% do custo de produção. Por isso, o preparo do terra requer maior atenção do produtor.

De acordo com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o manejo do solo em SAF pode ser feito com plantio, principalmente, de leguminosas, como feijão e mandioca, que suprem os nutrientes necessários às culturas, seja pela fixação biológica de nitrogênio ou pela reciclagem de nutrientes presentes nas camadas mais profundas do solo.

No SAF, o produtor investe menos em insumos quando prepara a terra, já que a técnica tende a proteger mais o solo, em razão do uso de espécies florestais que fixam nutrientes na terra.

“Uma área que não tem cobertura vegetal perde muitos nutrientes por erosão. O produtor tem que gastar mais com adubos e insumos para tornar aquela terra fértil de novo. No Sistema Agroflorestal, essa terra está mais protegida, tem propriedades físicas melhores e reduz o custo do produtor em adubação”, finaliza Frederico Nascimento.