Dia de campo prepara produtores no Pará para a submissão de propostas técnicas

O encontro serviu também para esclarecer sobre o manejo do açaí

Com a abertura de mais uma Chamada para Unidades Multiplicadoras (UM), os Dias de Campo se tornam momentos fundamentais para esclarecimentos e a difusão de informações sobre as tecnologias apoiadas pelo Projeto Rural Sustentável (PRS). Em dois eventos realizados, no dia 28 de fevereiro, nos Sítios Santa Clara e Sobral, em Marabá, no sudeste do Pará, os produtores rurais tiraram dúvidas e se prepararam para a submissão de propostas técnicas.

No Sítio Santa Clara, o tema abordado foi “Planejamento Ambiental de Propriedades Rurais”, que trouxe aos participantes uma noção de como gerir as atividades nas propriedades sem impactos negativos ao meio ambiente. Os produtores receberam também informações de como melhorar o rendimento da produção e os documentos necessários para as atividades em consonância com a legislação ambiental.

O “Manejo do açaí em Sistema Agroflorestal”, foi apresentado no Sítio Sobral, para agricultores da Comunidade Escada Alta, onde se localiza a Unidade Demonstrativa (UD). Na ocasião, os participantes conheceram os cuidados na colheita e manuseio na produção da polpa. Também foi apresentado como cultivar o açaí consorciado com outras espécies e essências florestais.

“Foi bastante produtivo e esclarecedor o Dia de Campo. O Rural Sustentável é bem interessante, principalmente para a realidade que vivemos hoje sobre a questão ambiental. É uma iniciativa que visa conscientizar produtores e vamos ganhar muito com a participação nele”, comenta o produtor rural, José Maria Martins Cajueiro.

O produtor rural, Manuel Messias Bernardo da Silva, se interessou em participar da Chamada para Unidade Multiplicadora. Produtor de açaí, seu Manuel, quer implantar o Sistema Agroflorestal (SAF) em sua propriedade, além da Recuperação de Área Degradada com Floresta (RAD/F). “Nós sempre estamos em busca de conhecimento e o dia de hoje foi um deles. Aprendi muito e quero aprender mais. A minha intenção é plantar o açaí junto com cupuaçu, mandioca, banana e milho”, finaliza o produtor rural.