Agricultores aprendem técnicas de poda para cacaueiro em Sistema Agroflorestal

Método ajuda a manter a produção de cacau em equilíbrio

O Projeto Rural Sustentável promoveu em parceria com a Organização de Conservação da Terra (OCT), um curso sobre a Poda do Cacaueiro, para agricultores familiares, do município de Piraí do Norte, distante 300 km da capital baiana. A capacitação foi realizada dia 07 de março, na comunidade Antônio Rocha, zona rural do município.
O curso se propôs a ensinar aos produtores como eliminar ramos doentes, secos, sombreados e malformados. A partir desse conhecimento, a árvore mantém a produção em equilíbrio, oferecendo melhores condições para a planta produzir.
“Uma capacitação como essa gera uma boa oportunidade de conhecimento, e vai ajudar os agricultores que cultivam cacau clonado na região. O cacaueiro requer cuidados para se manter firme em produção, por isso mostramos aos participantes a importância de fazer cursos e participar de encontros como esse”, assegura André Luiz, monitor de campo do Projeto Rural Sustentável.
O encontro foi realizado na propriedade de Dona Antônia Francisca de Araújo, beneficiada pelo projeto por ter em sua propriedade, uma área de Unidade Demonstrativa (UD), com a tecnologia de Sistema Agroflorestal (SAF). Na área agrícola, os participantes puderam aprender na prática, como fazer a poda do cacaueiro e os equipamentos necessários para desempenhar a atividade.