Sonhar, planejar, realizar e celebrar

Termina a primeira rodada das oficinas dos familiares em Minas Gerais

 

Capelinha, município da Mesorregião do Jequitinhonha, recebeu o primeiro módulo da Oficina do Projeto Rural Sustentável, com produtores contemplados também do município de Setubinha, município do Vale do Mucuri.

O evento foi realizado no Galpão Cultural, espaço que proporcionou um dia repleto de ideias, debates e trocas no “Café com Prosa”. Metodologia criada para melhorar a relação entre produtores, mulheres e jovens e construir diálogos permanentes entre os atores que vivem e trabalham no meio rural.

Os facilitadores Daniel Mujalli e Fernanda Rodrigues conduziram os participantes a pensarem como era e como é ser jovem, mulher e homem no campo sob diversos aspectos de suas vidas. Ao final da oficina e em preparação para o segundo encontro, os grupos determinaram seus sonhos e agora terão duas semanas para discutirem em família e na comunidade, quais são suas expectativas e como serão realizadas por eles mesmos.

Elias Santos Carvalho, produtor contemplado do município de Setubinha, destacou que foi muito relevante a troca de ideias entre os produtores. O jovem, que escolheu ficar no campo, conseguiu por meio do projeto, ter sucesso na implantação de um sistema silvopastoril em 7 hectares de sua propriedade.

Alguns assuntos que se destacaram sobre o presente e o passado, foram as dificuldades do trabalho no campo como, por exemplo, falta de recursos financeiros, técnicos, meios de transporte, informações, entre outros.

Muitos produtores sinalizaram o efeito das tecnologias digitais que trouxeram muitos benefícios, porém distanciou as pessoas. Os jovens não têm interesse pelo campo, muitos não querem trabalhar ou estudar, mesmo que seja na cidade,

Para eles houve uma “evolução” com o compartilhamento das atividades entre jovens, mulheres e homens, seja no trabalho no campo ou nas tarefas domésticas. Há maior diálogo entre os filhos e os pais, os pais aceitando os filhos que chegam com o conhecimento acadêmico e os filhos também aceitando a sabedoria dos pais proporcionando uma interação dos saberes entre eles.

O segundo módulo acontecerá no dia 22 de novembro no Sítio Santa Luzia, Comunidade Gouveia, no município de Capelinha/MG.

As próximas oficinas por microrregião acontecerão conforme agenda. Os contemplados do projeto que desejam participar devem procurar seu ATEC e fazer sua inscrição.

Itambacuri Mod 2 – R2 – 10/11
Padre Paraíso Mod 2 – R3 – 13/11
Malacacheta Mod 2 – R4 – 20/11
Capelinha Mod 1 – R5 – 08/11
Mod 2 – R5 – 22/11