Mais cooperação e consciência ambiental

Machadinho e Erechim realizaram a oitava oficina dos familiares no Rio Grande do Sul

 

Arlindo e Adelaide tinham tentado de tudo: porco, gado, eucalipto. Até que descobriram a erva mate, que finalmente deu a renda esperada pela família. Intercalando com noz pecã e mandioca, eles produzem erva do tipo cambona 4, conhecida por ter ótima produtividade. Foi esta realidade que os 40 produtores de Machadinho e Erechim puderam conhecer em mais uma oficina do Projeto Rural Sustentável, no dia 22 de novembro, em uma unidade multiplicadora.
O passado, presente e futuro de homens, mulheres e jovens rurais foi tratado na primeira parte, no dia 6 de novembro. Os produtores lembraram que, nos tempos dos pais e avós, o trabalho era mais braçal, porém  haviam mais escolas no campo, menos criminalidade, maior respeito e convivência com os mais velhos.
Atualmente as questões apontadas como diferentes por eles foram as facilidades de acesso, redução no número de filhos, igualdade maior entre homens e mulheres e maquinário auxiliando na colheita.
Na quinta-feira 22, o foco foi traçar um plano de ação para os sonhos levantados na primeira parte. Cooperação, oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, consciência ambiental, melhores canais de comercialização, valorização da produção, permanência dos jovens e crianças como sucessores foram os grandes temas discutidos.
Dentro destes assuntos foram analisadas quais ações eram necessárias para colocar em prática a ideia.  “A base de toda a cooperação são as famílias”, afirmou Edson Klein, de Erechim.
Busca por divulgação a fim de valorizar os produtos, melhora na qualidade e menos burocracia para comercialização dos produtos e o diálogo entre pais e filhos, foram apontadas como algumas necessidades.
A cidade, um polo de produção de erva mate, foi representada no plantio de uma muda de erva mate pelos participa¬ntes. Além do sentido figurado, os sonhos também foram plantados de forma prática.
No Rio Grande do Sul, Frederico Westphalen e Agudo também receberam oficinas do Rural Sustentável. No país, Bahia, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Paraná e Minas Gerais também realizaram as atividades.