Pequenos produtores se reúnem para traçar planos de ação

Atividade é o segundo módulo de oficinas realizadas pelo Rural Sustentável

 

A propriedade de Vasco Biasus, no quinto distrito de Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul, foi o palco para receber, no dia 20 de novembro, os sonhos e planos dos 50 agricultores de Vacaria e Lagoa Vermelha, que estiveram presentes em mais uma oficina do Projeto Rural Sustentável. Os encontros são voltados para o protagonismo feminino e inclusão de jovens do meio rural.

A área é uma Unidade Multiplicadora do projeto e fez a recuperação de áreas degradadas com pecuária. Vasco e a esposa, Zulene, também plantaram árvores e protegeram as nascentes. Os participantes começaram o dia com uma visita à propriedade, guiada pelo agente técnico Ivandro Zamboni e pelos proprietários.

Os participantes resgataram as discussões feitas no módulo 1, em 9 de novembro, no centro da cidade, que tratou do passado, presente e futuro desses moradores do campo. No dia 20, foi a hora de debater como realizar as propostas para o futuro planejados por eles.

Idarci Orsatto era um dos participantes que esteve nos dois módulos. “É muito boa essa troca, aprendemos cada vez mais, conseguimos ver a viabilidade e a força de realizar nossos sonhos”, afirmou ele ao final da atividade.

Menos agrotóxico, jovens voltando ao campo, busca por mais canais de comercialização foram alguns dos temas pontuados pelos agricultores. Louise Bertoni era uma das jovens participantes. “Aprendemos com as pessoas mais velhas, que distribuíram os conhecimentos. Gostaria que fosse feito mais vezes, pois é uma forma de juntar as pessoas e saber como está o campo hoje em dia, além de trazer de volta aqueles que saíram pra cidade”, avaliou.

No Rio Grande do Sul, os municípios de Machadinho, Frederico Westphalen e Agudo receberam o segundo módulo das oficinas. Os estados da Bahia, Pará, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Rondônia também realizaram atividades semelhantes.