Horta Comunitária como geração de renda para mulheres na Bahia

Dia de campo mostrou como produzir dentro dos conceitos da agroecologia

 

A produção de hortaliças foi o tema abordado no dia de campo realizado no dia 14 de janeiro, na propriedade rural do beneficiário do Projeto Rural Sustentável André Laudares Mesquita, no município de Taperoá, na Bahia.

Atendendo ao pedido dos moradores da comunidade em especial das mulheres, a equipe de campo do Projeto junto com a Associação dos Agricultores Rurais de Riachão de Areia, realizou um mutirão de atividades para a produção de hortaliças orgânicas e assim mostrar novas formas de geração de renda para as mulheres moradoras da localidade.

A atividade contou com a presença de 42 participantes, que receberam orientações de como produzir hortaliças nos parâmetros da agroecologia. No encontro, as participantes construíram uma horta comunitária com o objetivo de comercializar os produtos na região.

O cultivo de verduras, legumes e temperos feito de maneira sustentável sem agrotóxicos e sem intervenção de máquinas agrícolas é a forma mais saudável de produzir alimentos de qualidade para alimentação humana.

“Vamos nos organizar na associação para vendermos nossa produção de hortaliças para o programa de merenda escolar. Não sabemos  como funciona, mas já demos o primeiro passo que foi começar,” disse Jaciara, uma beneficiária indireta do Projeto Rural Sustentável..