Alunas de curso técnico participam de dia de campo sobre Empreendedorismo Feminino

Mulheres trabalhadoras contam suas histórias

A Unidade Demonstrativa do Sr. Joaniz Fernandes situada em Malacacheta/MG, sediou dois dias de campo sobre empreendedorismo feminino. Foi um dia de palestras, depoimentos  e  aulas práticas sobre a produção de produtos “da roça” para comercialização.

A professora da escola do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola do Setúbal (EFASET), conhecida como Naninha, contou sua trajetória de vida, mostrando como a determinação e a coragem ajudam as mulheres a prosperarem. Ela conta que veio da roça para buscar trabalho na cidade. Começou como auxiliar de merendeira e a cada oportunidade foi se transformando. Hoje está como educadora da EFASET, mas nunca deixou de produzir seus produtos artesanais oriundos da produção rural, para aumentar sua renda.

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Malacacheta, Maria Íris falou de sua trajetória no campo onde fazia de tudo, capinava, plantava e preparava produtos para comercializar. Hoje promove melhorias para atender os produtores rurais da região, sempre em um processo de gestão participativa.

O palestrante Chamerson Lopes, falou sobre o empreendedorismo feminino dando foco para as produtoras rurais e os produtos artesanais que podem ser comercializados nas feiras locais. Lopes utilizou a cartilha do PRS – “A Força da Mulher no Campo” como exemplo, destacando todas as dificuldades encontradas pelas mulheres numa sociedade machista e mostrando que o trabalho das mulheres tem o mesmo valor que o dos homens. Destacou ainda o trabalho das associações de produtoras da agroindústria como uma saída para unir forças.

Na parte da tarde as alunas foram divididas em quatro grupos, orientadas pelas produtoras rurais e professoras da escola EFASET, onde literalmente colocaram a “mão na massa” para prepararem produtos que são comercializados, sendo eles: torragem e moagem do café, pé-de-moleque, tapioca de mandioca “in natura” e colorau de urucum.

As alunas aprenderam a preparar algumas receitas que no final foram experimentados por todos. No relato elas falaram que essa aula tinha sido especial e que além de instrutiva houve muito incentivo para que continuem na profissão. Para a maioria delas,  o preconceito sobre a força da mulher, aos poucos,  será eliminado.