Práticas Conservacionistas e Leis Ambientais nas Propriedades Rurais

Produtores tiraram dúvidas sobre leis ambientais e outras técnicas

 

O Sítio Campinho de propriedade do senhor Gabriel Alves de Azevedo é um modelo importante na região com a utilização da tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

De acordo com o técnico responsável pela assessoria da propriedade, Wesley Gomes, a tecnologia implantada foi importante no aspecto técnico-econômico. A utilização de piquetes rotacionados melhoraram a qualidade do solo e conseguiram aumentar a taxa de lotação com mais animais e maior produção de leite.

Além disso, a tecnologia associada com o uso de árvores na pastagem melhorou o bem-estar dos animais. O produtor também investiu em animais com maior potencial produtivo melhorando mais os índices zootécnicos.

No Dia de Campo promovido pelo Projeto Rural Sustentável e realizado no dia 06 de janeiro, os participantes puderam aprender mais sobre práticas conservacionistas em gestão de águas e solo na propriedade. Eles receberam esclarecimentos sobre o que dizem as leis ambientais e outras técnicas.

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) é uma das tecnologias de intervenção mais utilizadas para segurar a água de chuva na propriedade, como as curvas de nível e barraginhas (caixas secas), que além de acumularem a água, conservam o solo que é a maior riqueza da propriedade.

Foi destacada a importância da preservação, conservação e recuperação das áreas das APPs existentes na propriedade, a fim de proteger os recursos hídricos e aumentar a capacidade de infiltração no solo.

Durante a palestra os produtores fizeram várias perguntas sobre os conteúdos abordados.