Qualidade do leite é tema de Dia de Campo em Alta Floresta

Produtores conheceram a Unidade Demonstrativa e receberam orientações sobre o manejo na ordenha.

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou no dia 11 de novembro, o Dia de Campo (DC) no rural Sítio Santa Rita de Cássia, do produtor Paulo Sérgio Pereira, localizada no município de Alta Floresta, Mato Grosso, com a temática “Qualidade do Leite”. Participaram do evento 36 pessoas.

A propriedade possui 12 hectares e entrou no Projeto Rural Sustentável (PRS) como Unidade Demonstrativa (UD) aplicando a tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD-P) em quatro hectares.

O objetivo dessa tecnologia de baixo carbono é recuperar uma área degradada, promovendo ganhos de produtividade, redução de desmatamento e trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Seu Paulo, conta que antes de entrar no projeto, o pasto era pobre, com solo exposto e não tinha nenhuma árvore para sombreamento para os animais. “Com esse projeto, nós recebemos incentivo para a implantação de água nos piquetes e fazer outras melhorias, além de receber suporte técnico que nos orientou sobre o manejo das vacas de leite e ensinou outras práticas”, comenta o produtor.

O agente de assistência técnica do PRS, Alexsandro Capeleti, falou sobre a importância de o produtor rural manter a alta qualidade do leite, o que implica em fazer um excelente manejo na ordenha, para reduzir a contaminação microbiana, química e física do leite.

“Dentre as principais práticas de produção que objetivam a melhoria da higiene da ordenha, as principais são evitar lesões nas vacas e a introdução de contaminantes no leite, garantir boas condições higiênicas durante a ordenha e manter uma correta armazenagem do leite após a ordenha”, explica o técnico.