Agricultores baianos conhecem práticas sustentáveis de cultivos agrícolas

Propriedade modelo foi palco para o Dia de Campo

Agricultores e técnicos participaram, na terça-feira (14) de um dia de Campo sobre o Projeto Rural Sustentável, em uma propriedade modelo para a preservação do meio ambiente. O evento aconteceu no município de Nilo Peçanha, as margens da BA001, na propriedade do senhor, Remo Zucchi.

A agente técnica, Samile Aguiar apresentou as tecnologias sustentáveis apoiadas pelo Projeto, assim como a proposta de trabalho e como funcionam as práticas.

Recuperação de área degradada com Pastagem (RAD-P), Recuperação de Área Degrada com Floresta (RAD-F), Integração Lavoura Pecuária e Florestas, incluindo Sistemas Agroflorestais (SAFs), Plantio de Florestas Comerciais e Manejo de Florestas Nativas, foram os temas abordados no encontro. Os agricultores também tiraram dúvidas sobre como funciona a proposta técnica, seus critérios e o apoio financeiro dado pelo Projeto.

O produtor rural, Remo Zucchi, é um dos contemplados e contou como está sendo participar do projeto. “Ouvi falar no Projeto Rural Sustentável e suas ações, fui buscar uma ATEC para conhecer minha propriedade e dizer que eu queria fazer parte do Projeto. Já fazia uma agricultura profissional e sustentável, a intenção era manter e melhorar o que já tinha. Logo recebi o bônus financeiro e empreguei nas culturas que eu já cultivava, a exemplo do SAF, cacau, banana e seringueira. Hoje eu indico e estimulo meus vizinhos a abrirem as porteiras e deixar que esse projeto faça a diferença na propriedade deles”, explicou Remo.

Ao final dos trabalhos, os agricultores fizeram o agendamento da visita técnica em suas propriedades.