Gestão Rural Sustentável em prol da pecuária de leite e de corte

Dia de Campo em Itapejara D’Oeste debate a necessidade da implantação das tecnologias de baixo carbono29

Itapejara D’Oeste, sediou, dia 07 de novembro, Dia de Campo que reuniu cerca de 20 participantes entre produtores rurais do município e do entorno e contou com a organização e o apoio de agentes técnicos da SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócios) e da ATER ITAPEJARA, empresas que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural na região.

A capacitação ocorreu na propriedade do Sr. Alvício de Souza, de 74 anos, que mora na propriedade e trabalha com agricultura e gado para leite e corte há mais de 50 anos.  Desde a aprovação da proposta como Unidade Demonstrativa e com apoio do Projeto Rural Sustentável, seu Alvício, intensificou as ações de assistência técnica e a partir daí melhorou os resultados de produção de leite ao utilizar outras sementes para pastejo, equacionar a passagem do gado nos piquetes e controlar o uso dos adubos.

Durante o encontro, além da demonstração em campo das ações de recuperação das áreas degradadas implantadas na propriedade, os técnicos discutiram com os participantes a necessidade da mudança na forma de se fazer agricultura. Como alternativa, Jean Carlos Mezzalira, técnico responsável pelo Dia de Campo, defendeu a implantação dessas novas tecnologias, como meio viável para aumentar os resultados de produção ao mesmo tempo que se preservam as questões ambientais envolvidas nos processos de produção agrícola.

Seu Alvício, descreve também as melhorias que obteve ao longo dos últimos anos na propriedade: “Hoje nós temos ordenhadeira, resfriador, trator, carreta agrícola, ensiladeira, dois silos para armazenagem, minha casa e a casa do meu filho” descreveu orgulhoso. O produtor falou ainda da área de preservação permanente de mata ciliar que costeia o Rio Santana, “essa floresta está aqui desde a época do meu pai e é muito boa para manter o rio limpo e sempre cheio”, diz ele.

 O Engenheiro Agrônomo, Diego Gheller, reforça a importância da realização dos eventos de capacitação. “Os dias de campo servem para mostrar na prática que realmente é possível preservar e produzir obtendo lucro, além de mostrar aos demais produtores que as suas propriedades rurais também podem participar do projeto como Unidades Multiplicadoras”, defende ele.