Agricultores participam da 1ª Feira agroecológica do Município de Piraí do Norte, na Bahia

Projeto Rural Sustentável vem contribuindo com o trabalho das agricultoras locais

Na última sexta feira (22), agricultores familiares dos Municípios de Igrapiúna, Ituberá e Piraí do Norte, na Bahia, comercializaram produtos orgânicos na 1a. Feira agroecológica de Piraí do Norte, realizada pela Organização de Conservação da Terra (OCT) em parceria com a Prefeitura Municipal de Piraí do Norte.

A Feira contou com a participação de agricultores familiares beneficiários do Projeto Rural Sustentável (PRS), gestores públicos da região do Baixo Sul Baiano e o Prefeito de Piraí do Norte, Everaldo Souza dos Santos. Além dos organizadores que compõem a OCT e integrantes do Projeto Rural Sustentável que atuam na Região.

Para a maioria dos agricultores, esta foi a primeira vez que levaram seus produtos para comercializarem em Feira exclusiva de produtos orgânicos. Anos atrás isso não era possível, porque as práticas de manejo do solo, adubação e controle de pragas, eram baseadas no uso e dependência de insumos externos e fertilizantes químicos responsáveis pela emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Após ingressarem no PRS por meio da chamada pública de Unidades Multiplicadoras em 2013, novas práticas de viver e pensar a agricultura foram apropriadas e adotaram tecnologias de produção agrícola sustentáveis e adubação orgânica preparada localmente. A exemplo do esterco de codorna, compostagens e a biocalda.

Para o agricultor Jaime de Souza, da Comunidade Vale do Riachão, expor na feira agroecológica é uma oportunidade para demonstrar os diferentes benefícios que o Projeto trouxe para sua propriedade. Principalmente os de “preservar a natureza, preservar as nascentes, a mata, o meio ambiente”. Jaime conta que em 2013 implantou a tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas com Florestas (RAD-F) em uma área que hoje observa espécies nativas da mata atlântica em vigoroso crescimento.

A Recuperação de Áreas  Degradadas com Florestas (RAD-F) é uma das quatros tecnologias incentivadas pelo PRS em sintonia com o Plano para Agricultura com baixa emissão de Carbono (Plano ABC). E visa qualificar o manejo da terra e das florestas por meio de práticas na agricultura que reduzam as emissões do gás carbono para a atmosfera.

FOTO 1 –  Agricultor Jaime em sua barraca com a Familia.

Além da RAD-F, Jaime e outros agricultores expositores da Feira, já colhem os resultados dos Sistemas Agro Florestais (SAFs). Esta tecnologia integra o cultivo de produtos agrícolas e espécies florestais de forma consorciada, na mesma área, com preservação ambiental e viabilidade econômica.

Os resultados impressionaram os consumidores. Em conversa direta com o produtor, Maria de Jesus, consumidora local, constatou as mudanças ocorridas na produção agrícola da Região pela diversidade dos produtos expostos, exuberância e qualidade nutricional. “Ter a oportunidade de comprar verduras e frutas sem veneno é o mesmo que tomar remédio sem ter efeitos colaterais”, afirmou.

A variedade das frutas de época a exemplo da tangerina, laranja, bananas, cacau, goiabas, graviolas, e outras plantadas nos SAFs das comunidades de Cachoeira Alta, Fazenda Juliana, e outras, revelaram a capacidade que o PRS vem demonstrando na região em garantir a segurança e soberania alimentar e nutricional das atuais famílias e gerações futuras e ainda proteger a mata atlântica, manter e incentivar a produtividade agrícola, com redução dos impactos ambientais causados pela agricultura e oferecer retornos financeiros que visam a redução da pobreza rural.

FOTO 2 – Variedade das frutas e produtos da feira dos diversos agricultores

PARTICIPAÇÃO DAS AGRICULTORAS NO PRS – A 1a. Feira agroecologica de Piraí do Norte contou ainda com especial participação das mulheres agricultoras que além, de serem antigas guardiãs de práticas e saberes voltadas para uma agricultura de baixo impacto ambiental, enxergam no PRS boas possibilidades de valorização do seu papel na agricultura.

Para a agricultora Martinha da Conceição, o PRS valoriza a sua lida na agricultora. A mesma lembra com orgulho que ao ingressar no projeto, em 2013, teve a proposta cadastrada em seu nome e a tecnologia de Sistema Agroflorestal (SAF) implantada na terra, que é única proprietária.  Segundo D. Martinha, com essa tecnologia foi possível plantar, além do cacau, que é a aptidão agrícola da região, árvores frutíferas que contribuíram para fortalecer a segurança alimentar e nutricional da família e comercializar a produção excedente de cupuaçu, açaí, rambutan, goiaba, manga e abacate.

Ao aprender a fabricar seu próprio adubo com os Agentes de Assistência Técnica (ATECS) da OCT ligados ao PRS a partir de resíduos do cacau, estercos de animais e pó de rochas, a agricultura passou a cultivar hortaliças variadas ao lado da sua área de SAF, as quais exibe com orgulho em sua barraca na Feira.

FOTO 3 – D.Martinha exibindo seus produtos

OPORTUNIDADES – A participação dos agricultores beneficiários do PRS na 1a. Feira agroecológica de Piraí do Norte, revela ainda a importância do PRS em conservar a biodiversidade e reduzir a pobreza ao promover o desenvolvimento rural de forma sustentável, fixando o agricultor no campo, gerando renda, produtividade e proteção ao clima por meio da gestão integrada dos recursos ambientais e práticas de uma agricultura de base ecológica.

Com a implantação das tecnologias de baixa emissão de carbono, incentiva-se uma agricultura com padrões tecnológicos sustentáveis e garantam a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ao mesmo tempo, gera renda para os produtores.

Além da comercialização dos produtos orgânicos em expansão, novas oportunidades de trabalho e renda surgem e jovens que migraram para zona urbana em busca de melhores condições de vida, estão retornando para trabalhar nos SAFs apoiados pelo Projeto. É o que nos conta o agricultor Raimundo Souza, expositor da Feira, sobre seu filho Waldo de Souza, um jovem de 25 anos que deixou a função de empregado na zona urbana, para trabalhar na propriedade de seus pais, após a chegada do PRS.