Adubação a partir de resíduos de piscicultura

Dia de Campo em Rondon do Pará, tratou de questões relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a utilização de resíduos da piscicultura para a produção de adubo foram os temas apresentados no dia de campo realizado, nesta sexta-feira (22), pelo Projeto Rural Sustentável (PRS) no Sítio Gavião Real, em Rondon do Pará. A Unidade Demonstrativa, do sudeste paraense, recebeu 18 pessoas, entre elas, produtoras e produtores rurais.

O CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel rural e auxilia no processo de regularização da propriedade. Diante da importância do Cadastro, que é necessário também para participar do PRS, o técnico agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), Francisco Camilo, Agente Técnico de Extensão Rural (ATEC) do Rural Sustentável, esclareceu sobre o tema.

“O CAR hoje é essencial, tanto para participar de projetos sociais, acessar linhas de crédito, como também do Rural Sustentável. Inclusive, para participar do PRS ele tem que ser detalhado, que é pedido no ato da inscrição das unidades. O CAR permite a adequação ambiental, do produtor, a legislação”, explica o Camilo.

Após a apresentação sobre o CAR, o produtor rural Newton Figueira proprietário do Sítio Gavião Real apresentou aos participantes a técnica de produção de adubo a partir de resíduos da piscicultura. O produtor utilizou a adubação na Recuperação de Área Degradada com Floresta (RAD/F), tecnologia de baixo carbono inserida na Unidade Demonstrativa.

A produção desse tipo de adubo é realizada na criação de peixes no sistema de retro circulação com filtro biológico, em que produção é realizada em caixas d’agua. Segundo o produtor, o método é indicado para pequenas áreas por ocupar menos espaço. O adubo, produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos da piscicultura, foi utilizado no reflorestamento da propriedade.

“Você poderá utilizar esse resíduo que estaria sendo descartado e prejudicando o meio ambiente para produção de legumes e até de fruteiras. Eu aqui [Sítio Gavião Real] utilizo na adubação de graviola e abacate. Também utilizei em Ipês que ficaram bem durante o período de seca”, finaliza Figueira.