Dia de Campo na Fazenda Misto Quente

Agricultores da região de Malacacheta, em Minas Gerais, conheceram o uso da tecnologia RAD-P

Mombaça (Panicum maximum) e Braquiária (Brachiaria brizantha) são gramíneas bastante utilizadas para alimentar o gado, principalmente em regiões com grandes diferenças climáticas durante o ano.

E foram essas espécies de vegetação que o produtor Valdir Camargos, o Didiquiel, introduziu em áreas degradas da Fazenda Misto Quente, localizada na cidade mineira de Malacacheta e que recebeu mais um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS)

Segundo Didiquiel, seus primeiros passos na atividade agrícola foram com plantação de café, comum na região. Após 20 anos, o agricultor resolveu mudar de atividade e hoje se dedica a pecuária, por meio da produção de leite e queijo, além de criar gado para o corte. “Também tentamos nos enveredar pela plantação de eucaliptos, mas como as indústrias estão pagando muito pouco pela matéria-prima, resolvemos utilizar somente para consumo próprio”, afirmou.

Valdir destaca que sempre se preocupou em manter preservadas as Áreas de Proteção Permanente (APP) da propriedade e por isso resolveu apostar na recuperação de sua pastagem e assim não precisar abrir novas áreas. Com a ajuda do filho Albert Araújo, técnico agrícola e estudante de Agronomia, começou a plantar Mombaça e Braquiária e assim tentar recuperar áreas que estavam em avançado processo de desgaste.

Para Albert, o pasto reagiu muito bem as tecnologias utilizadas. “Em algumas partes fizemos um plantio tradicional com enxadão e utilizando somente esterco como adubo. Os resultados foram extraordinários, posso dizer que nossa menor taxa de lotação já possui de 80 a 90% de capim, mesmo sem chover há quase seis meses”, destacou.

Outra vantagem da recuperação do pasto foi o aumento da vazão da água no lençol freático da propriedade. “Percebemos que a quantidade de água dos poços teve um bom aumento, ajudando a amenizar um pouco a seca que vem nos assolando”, afirmou.

Apoio do PRS – Após tomar conhecimento do Projeto Rural Sustentável, Valdir resolveu contatar o engenheiro agrônomo Cassius Pinheiro para ajudar a inscrever sua propriedade na temática Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD-P).

Para Cassius a vinda do projeto para a região foi muito importante, pois muitos produtores têm interesse nos temas, mas não tem tempo ou desconhecem as atividades das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATERs). “É imprescindível conhecer as realidades dos produtores dos municípios para que possamos trabalhar as tecnologias de forma adequada e que atenda a necessidade de cada produtor”, declarou.

José Lopes Pereira é Diretor da Escola Família Agrícola, e considera que a parceria entre os diversos atores da atividade agropecuária na região é estratégica. “Trouxemos alunos de diversos municípios, a sua maioria filhos de produtores rurais, para que possam conhecer as temáticas do projeto e, assim, apresentá-lo às suas famílias, contribuindo para a disseminação de conhecimento e com o intuito de agregar valor a propriedade”, disse.

Ainda segundo Pereira, a degradação das áreas de pastagem, muito comum na região, é uma das preocupações no ensino da escola agrícola. “Queremos que a agricultura familiar seja fortalecida em Malacacheta e seu entorno, mas sempre levando a ideia de que é necessário se produzir com sustentabilidade”, afirmou.