Índios da aldeia Nova Vida na Bahia participam de Dia de Campo

Participantes aprenderam novas técnicas para a sangria de seringueira

 

A venda da borracha é uma das formas as quais os índios Pataxó Rã Rã Rãe, tem para gerar renda. Há anos eles fazem a extração do látex da seringueira de forma rústica, uma prática que foi passada de geração para geração. No último Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável realizado na tribo, os indígenas tiveram a oportunidade de conhecer uma nova técnica para extração do látex (borracha), para garantir um maior aproveitamento e qualidade na borracha que é produzida e comercializada na região.

Faca, riscador, bandeira ou régua, fita métrica ou barbante, traçador, lima triangular e pedra de afiar são os utensílios utilizados em cada etapa da sangria da seringueira. A principal é a abertura de painel.

O treinamento foi realizado pelo produtor beneficiário da Unidade Desmonstrativa (UD) Ezequias Narcisio Costa, que a mais de 20 anos trabalha com a extração de borracha no sistema comercial.

“Para mim é muito gratificante passar um pouco de conhecimento, para aqueles que tem muito para nos ensinar. Eu, enquanto produtor, me sinto realizado em fazer parte desse projeto que mudou completamente a minha vida e me ajudou a crescer. Precisamos de mais projetos assim. Ainda somos muitos carentes de assistência técnica, de conhecimento. O Rural Sustentável deixou sua marca aqui na Bahia, com esse incentivo maravilhoso”, disse Ezequias.