Realizada última reunião do CTE de Minas Gerais em 2018

Projeto Rural Sustentável apresenta os últimos resultados

 

Na primeira semana de dezembro, a Superintendência do Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Belo Horizonte, foi sede da Reunião do Comitê Técnico Estadual (CTE-MG) do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) que discutiu os avanços e novidades do Projeto Rural Sustentável.

Na ocasião, foram apresentados o desenvolvimento do projeto com encerramento das atividades previsto para maio de 2019. Para este período, foi feito um convênio com o SENAR para a realização de capacitação dos técnicos que prestam assistência técnica aos produtores vinculados ao projeto.

Os resultados mencionaram informações sobre cadastro e tipo de instituições que atuaram na assistência técnica, números de unidades demonstrativas e multiplicadoras, Dias de Campo realizados, resultados das chamadas de unidades demonstrativas e multiplicadoras, informações técnicas sobre as tecnologias de baixo carbono incentivadas pelo projeto, caracterização dos produtores e valores pagos como benefícios.

Os recursos financeiros foram destinados para a implantação das unidades multiplicadoras, seguido das unidades demonstrativas. A etapa final de desembolsos será feita após aval do Banco do Brasil, que utilizará um formulário padrão para o trabalho de avaliação. Foi feito um nivelamento com os técnicos do banco para harmonizar a verificação do que o produtor realizou.

Estão previstos realização de eventos especiais com apoio do Projeto Rural Sustentável, nos formatos de seminários e Dias de Campo técnico, com discriminação de objetivos, justificativas, público alvo, parceiros, metodologia e resultados esperados.

Foram realizadas 10 oficinas no estado de Minas Gerais tendo como foco o protagonismo feminino e inclusão de jovens no meio rural. O objetivo foi promover a construção de um futuro com ações factíveis para o desenvolvimento do território. A metodologia utilizada foi da investigação apreciativa que contempla 4 etapas fundamentais: a descoberta, o sonho, o planejamento e o destino.

Outros temas abordados na reunião foram:
– Irrigação subótima como estratégia de economia de água.
– Avaliação do Curso “Capacitação online em agricultura de baixo carbono
– Situação atual do Projeto ABC Cerrado
– Parceria MAPA/EPAMIG para apoiar ações de transferência de tecnologias da agricultura de baixo carbono por meio das Unidades da EPAMIG de Prudente de Moraes, Felixlândia, Acauã e Pitangui
– Apresentação das contratações do Programa ABC/MG da safra atual.

Estiverem presentes representantes da SFA-MG/MAPA, FEBRAPDP, SEBRAE, EMATER, EPAMIG, EMBRAPA Milho e Sorgo, Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, FAEMG, Banco do Brasil, FETAE MG, ABID, EMBRAPA Gado de Leite e do IABS.

Ficou definido o calendário de reuniões para o ano de 2019, pelo Grupo Gestor do Plano ABC/MG, que continuará acontecendo na primeira terça-feira de cada mês, no período da manhã, de 09:00hs às 12:30hs, nas seguintes datas:

Março (12/03), Abril (2/04), Maio (7/05), Junho (4/06), Julho (2/07), Agosto (6/08), Setembro (3/09), Outubro (1/10), Novembro (5/11) e Dezembro (3/12).