Presidente Tancredo Neves realiza oficinas com familiares de produtores rurais

Município congrega 298 produtores rurais participantes do Projeto Rural Sustentável

 

Com 298 produtores rurais beneficiários do Projeto Rural Sustentável, o município Presidente Tancredo Neves, localizado no Baixo Sul do estado da Bahia, foi escolhido como micro região e realizou nos dias 07 e 09 de Novembro de 2018, duas atividades visando a integração entre mulheres e jovens rurais pertencentes a família de produtores rurais beneficiários com Unidades Multiplicadora ou Demonstrativa do projeto.

As atividades foram realizadas no Espaço Vibração onde o primeiro dia contou com a participação de 123 participantes e segundo dia 84 participantes (mulheres, jovens e homens do campo).

O momento foi vivenciado pelos produtores rurais que tiveram o dia dedicado para discutir e expressar as demandas enfrentadas em seu cotidiano. Os assuntos citados falaram sobre o êxodo rural, dificuldade de acesso as políticas públicas, programas sociais, dificuldade com a saúde e educação e a perspectiva para o futuro no campo.

Na oportunidade também puderam retratar a vivência que possuíam a 20/30 anos atrás, onde o campo trazia a tranquilidade para se viver.

Dona Maria Teresinha de 63 anos, relatou “antigamente nós tinha dificuldade com transporte, com saúde, com os projetos do governo mas vivíamos felizes em paz. Hoje a violência veio pra dentro do campo e não vivemos mais em paz e nossos filhos e netos não querem mais ficar no campo.”

Os relatos expostos nas oficinas mostraram a necessidade de mais ações que promovam o desenvolvimento do campo.

“Nós que moramos no campo, precisamos de atenção de mais projetos como esse que nos estimulem a continuar lutando no campo,produzindo alimentos e preservando as plantas, os animais, os rios. E que nos incentive a continuar na roça” disse Dona Eunice dos Santos, moradora da Comunidade rural de Corte de Pedra em Presidente Tancredo Neves.