Pupunha: Uma atividade aliada na renda familiar

A diversificação torna o sistema mais resistente

 

Com a participação de moradores de comunidades vizinhas e do município de Juína, no norte de Mato Grosso, o Projeto Rural Sustentável realizou mais um Dia de Campo, desta vez no Distrito de Terra Roxa.

Mais de 30 produtores rurais se reuniram na propriedade de Marta Perim Pedro, para ouvir informações sobre a produção de pupunha.

O técnico Ildamir Teixeira de Faria, falou que para uma propriedade ser sustentável é necessário a diversidade das atividades rurais, pois isso torna o sistema mais resiliente, sem depender de uma única atividade rural e desta forma, consegue atingir um melhor mercado.

Ildamir explicou que a pupunha permanece na região com a persistência dos produtores e a facilidade de comercialização, uma vez que existe um grande mercado exportador a outros estados. No sul do país, por exemplo, não há produção de sementes por causa das condições climáticas pouco favoráveis da região.

Para manter essas sementes em boas condições é necessário fazer o tratamento com o uso de hipoclorito para evitar o desenvolvimento de fungos e doenças. Para a produção das mudas é importante o uso de adubos orgânicos, pois favorece o desenvolvimento das mudas. O adubo orgânico é necessário para realizar a calagem de acordo com análise de solo.

A produtora Marta Perim explicou que o cultivo do palmito para a propriedade é bastante viável porque após o plantio inicial é uma atividade que demanda pouca mão de obra familiar para manutenção. A produção requer uma atenção maior para o período de colheita e garante uma boa renda para a propriedade.

A colheita e o transporte influenciam diretamente na qualidade do produto e no preço de venda. Após a colheita o produto deve ser processado na fábrica em no máximo dois dias para evitar a perda de qualidade.

Ao final da conversa os participantes puderam visitar a área de plantio da pupunha da propriedade.