Pastagem: uma possibilidade para recuperação de áreas degradadas

Técnica melhora qualidade do alimento para os animais de produção

 

O município de Terra Nova do Norte localizado no extremo norte de Mato Grosso, recebeu no dia 4 de dezembro, Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS). O evento ocorreu no Sítio Nonoai do produtor João Luis da Rosa, que fica localizada na comunidade Quinta Agrovila e implantou a tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD-P), em 4 ha.

Os 27 produtores vizinhos puderam acompanhar neste evento as atividades realizadas na propriedade para recuperação das áreas degradadas.

O técnico responsável pela Unidade Demonstrativa(UD), Rodrigo Cezar Ribeiro, mostrou o passo a passo das atividades realizadas para recuperar as áreas. O técnico salientou a importância da análise de solo antes da tomada de decisão, para saber a quantidade dos insumos necessários para uma boa recuperação.

Outro ponto importante no processo de recuperação é o preparo do solo. É necessária a realização da gradagem para remover a compactação do solo e assim preparar o solo para receber as sementes, pois um solo compactado dificulta o desenvolvimento dos sistemas radiculares das plantas.

Posteriormente ao plantio, Rodrigo afirmou que é necessário estar sempre observando o desenvolvimento da pastagem e ficar atento à possível infestação de plantas daninhas. As pragas podem entrar em processo de competição por espaço com o capim, dificultando assim o desenvolvimento de uma boa formação da pastagem.

Seu João explicou que com o pasto bem formado foi visível a melhoria em sua produção. Além de uma boa pastagem, ele possui também em sua propriedade uma espécie de capim conhecido na região como Capiaçu. Essa espécie pode atingir até 2,5 metros de altura e quando cortados, são triturados e ensilados servindo de suplemento alimentar aos animais na época da seca. Este procedimento retira a carga animal das pastagens, evitando que as áreas sejam degradadas.