Missão técnica do Projeto Rural Sustentável conhece experiências com tecnologias de baixo carbono

Parceiros se reuniram com produtores e agentes de assistência técnica

Com o objetivo de conhecer as atividades, os obstáculos e os resultados alcançados no desenvolvimento do Projeto Rural Sustentável nos Biomas Amazônia e Mata Atlântica, os parceiros e entidades responsáveis pela execução da iniciativa, realizaram uma missão técnica ao estado do Pará.

A comitiva foi composta por Ana Gutierrez, representante do Governo Britânico, Luciana Carrijo, Barbara Brakraz e Lorayne Santos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Sidney Almeida Medeiros e Pedro Alves C. Neto, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e Tadeu Assad e Roberta Roxilene, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

No primeiro dia de visita, em Altamira, foi realizada reunião com produtores rurais e agentes de assistência técnica, beneficiários do Projeto, que relataram as experiências de implantação das tecnologias de baixa emissão carbono em suas propriedades.

Além disso, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), instituição parceira do Projeto no estado paraense, apresentaram as ações realizadas pela entidade.

Na terça-feira (23), a comitiva seguiu para Medicilândia, um dos municípios que fazem parte do Rural Sustentável. Foram visitadas três propriedades beneficiadas pelo PRS, uma Unidade Demonstrativa (UD), que já tem implantado o Sistema Agroflorestal (SAF) e duas Unidades Multiplicadoras (UM), que também implantaram o SAF e ainda a Recuperação de Área Degrada com Floresta (RAD-F).

Medicilândia é um dos dez municípios do Pará, a fazer parte do PRS, com 4 Unidades Demonstrativas, propriedades que já tem as tecnologias consolidadas, e 12 Unidades Multiplicadoras, propriedades que ainda estão em fase implantação das tecnologias. Em todo Pará, são 41 UD e 552 UM.