Propriedades rurais no Pará recebem visita de parceiros do Projeto Rural Sustentável

O objetivo foi conhecer as experiências obtidas durante a implantação das tecnologias de baixo carbono.

 

“Quando começamos o projeto de cacau orgânico não foi fácil. Foram dez anos, mas conseguimos. É nosso papel como agricultor familiar contribuir com a saúde humana e com o meio ambiente”. As palavras de Darcírio Vronski, resumem um pouco do seu trabalho desenvolvido com o apoio do Projeto Rural Sustentável no estado do Pará.
Darcírio mora em Medicilândia no Pará e sua propriedade foi escolhida para receber a visita dos representantes do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Instituto brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), entidades parceiras e executoras do Projeto.
A propriedade é uma das Unidades Demonstrativas (UD) do Projeto sediada no Pará. O objetivo da visita foi conhecer os resultados alcançados pelo Rural Sustentável e os desafios enfrentados por agentes de assistência técnica e produtores rurais, na aplicação das tecnologias de baixa emissão de carbono.
Além da propriedade do Sr. Darcírio, outras duas Unidades Multiplicadoras (UMs) do Projeto também foram visitadas.
“O Projeto Rural Sustentável está inserido na divulgação, implementação e na oferta de mecanismos, em especial, assistência técnica e gerencial para que o produtor rural possa implementar essas tecnologias de baixo carbono”, afirmou Pedro Alves C. Neto, secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA.
“Ouvir os agricultores falarem da motivação para entrar no Projeto foi emocionante. Além do benefício financeiro eles entenderam que a convivência com a natureza é essencial. Mostra que eles não estão dissociados da terra onde produzem, muito menos dos benefícios que ela traz. Esses produtores querem conservar, só precisam de meios”, ressaltou Ana Gutierrez, representante do Governo do Reino Unido.
Além de Pedro Alves C. Neto e Ana Gutierrez, a comitiva foi formada por: Luciana Carrijo, Barbara Brakraz e Lorayne Santos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sidney Almeida Medeiros, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Tadeu Assad e Roberta Roxilene, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Na segunda-feira (22) houve uma reunião, em Altamira-PA, com produtores rurais, agentes de assistência técnica e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), instituição parceira do Projeto no estado paraense, que apresentou as ações realizadas pela entidade.
Na terça-feira (23), o grupo seguiu para Medicilândia, um dos municípios que fazem parte do Rural Sustentável. Foram visitas três propriedades beneficiadas pelo PRS, uma Unidade Demonstrativa (UD), que já tem implantado o Sistema Agroflorestal (SAF) e duas Unidades Multiplicadoras (UM), que também implantaram o SAF e ainda a Recuperação de Área Degrada com Floresta (RAD-F).
Medicilândia é um dos dez municípios do Pará a fazer parte do PRS, que conta com quatro Unidades Demonstrativas (UDs), propriedades que já tem as tecnologias consolidadas, e 12 Unidades Multiplicadoras(UMs), que ainda estão em fase de implantação das tecnologias. Em todo Pará, são 41 UDs e 552 UMs.
Na quarta-feira (24), a comitiva visitou a Casa Familiar Rural de Brasil Novo. A entidade desenvolve a pedagogia da alternância com jovens filhos de agricultores familiares, como forma de promover o desenvolvimento rural.