Dia de Campo especial discute Associativismo Rural

Evento reuniu associações de produtores e comunidades quilombolas

A comunidade quilombola Campo do Amâncio recebeu no último dia 07 de março de 2019, cerca de 120 produtores rurais dos municípios de Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Piraí do Norte. A atividade iniciou com a apresentação dos resultados alcançados pelo Projeto Rural Sustentável na Bahia, seguida do dia de campo abordando temas sobre Associativismo Rural.

A advogada Laiane Sousa explicou como funciona o direito rural e os direitos dos produtores como previdência social, aposentadoria rural, licença maternidade, auxílio doença.  O atendimento jurídico esclareceu os temas ligados a questão previdenciária do homem do campo.

Sobre a assistência técnica, os participantes escutaram palestras proferidas pelos agrônomos Maiara Dresselin e Phylipe Macedo da empresa Embasul, parceira da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Cooapafbasul), entidade vinculada ao PRS e promotora do evento, falando sobre o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Cadastro Ambiental Rural-CAR/Cefir.

A Associação de Cooperativas de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Ascob) participou por meio dos agentes de crédito Adriana Araújo e Vailson de Souza Oliveira trazendo informações o funcionamento da cooperativa, além dos benefícios ofertados para agricultura familiar da região do Baixo Sul da Bahia.

O Dr. João Renato Fiúsa, Biomédico Esteta, falou sobre a saúde do trabalhador rural abordando a questão da proteção solar e as implicações da exposição ao sol ao longo do tempo.

As Associações Quilombola de Brejo Grande e dos Pequenos Produtores Rurais de Capoeira,fizeram exposições dos produtos produzidos em sua comunidade como biscoitos derivados da mandioca, doces e geléias de frutas típicas da região, além do artesanato derivado da piaçava.

A Secretaria de Agricultura do município de Ituberá marcou presença com os técnicos Marcos Antônio dos Santos e Afrânio Brito. Eles apresentaram o pacote de serviços da Secretaria de Agricultura do município, que abrange a assistência técnica, regularização de documentação de terra, contrato de comodato, capacitações sobre cultivo e manejo das culturas da região, Cadastro Ambiental CEFIR e Projeto de Cacau de Qualidade.