Manejo Sustentável de Pastagens e Sistemas Agroflorestais

Workshop encerra atividades do Projeto Rural Sustentável em Minas

O Workshop de Promoção da Transição Agroecológica aconteceu nos dias 27 e 28 de março de 2019 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Teófilo Otoni. A organização foi realizada pelo Instituto Pauline Reichstul (IPR) e o Núcleo Mucuri de Agroecologia e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF) ambos da UFVJM e patrocinada pelo Projeto Rural Sustentável.

O evento, que marcou o encerramento das atividades do Projeto Rural Sustentável em Minas, contou com a participação de mais de 300 produtores rurais, agentes técnicos, professores e alunos do Instituto Federal do Norte de Minas, escolas e universidades da região, profissionais do terceiro setor e agentes públicos municipais e estaduais, nos dois dias do encontro..

.

A atividade foi idealizada para contribuir com a construção do conhecimento agroecológico com enfase nas estratégias e ações públicas contemporâneas. O foco foi mostrar como funcionam as políticas internacionais de sequestro de carbono, e como tais ações dialogam ou não, para a promoção da transição agroecológica, como estratégia  para mitigação dos efeitos socio ambientais, resultantes do modelo atual de desenvolvimento econômico, que contribuem para a crise ambiental e as mudanças climáticas.

As mesas de diálogos abordaram temas como: “Sequestro e carbono e agroecologia: diálogos possíveis”; “Vale do Mucuri: Formação sócio histórica e atualidade Ambiental” e “Sistema Voisin e Programa Balde Cheio: trocando experiências”. Houve também amostra científica e ações de extensão rural, trabalhos sobre o tema do evento, realizados por ATECS do Programa Rural Sustentável, instituições de ATER e trabalhos acadêmicos realizados por Universidades e Institutos Federais.

O seminário foi finalizado com as visitas técnicas em que os participantes foram divididos em 3 grupos para conhecer propriedades que utilizam a tecnologia agroflorestal e trabalham com conservação de água e solo, como a Unidade Demonstrativa Fazenda Granada, a RPPN Ecovive e o Sítio Aquarã.