Cultivo da erva-mate é abordado em Dia de Campo especial

Atividade reuniu técnicos, produtores e incluiu visita técnica

Machadinho, no noroeste do Rio Grande do Sul, recebeu em 29 de março, um seminário regional sobre Manejo de Solo em Erva-Mate. A atividade foi um Dia de Campo especial promovido pelo Projeto Rural Sustentável e reuniu cerca de 80 participantes durante todo o dia.

Anderson Santi, pesquisador da Embrapa Trigo comentou sobre a importância da boa estrutura do solo para o cultivo da erva-mate, trazendo dados analisados. Edemar Streck, técnico da Emater, falou sobre como colher amostras de solo e a importância da análise para se melhorar a atividade. “Fertilidade só se constrói com manejo”, destacou ele.

A parte teórica encerrou com a apresentação de Dalvan José Reiner, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tratou dos desafios de aumentar a produtividade.

A tarde o grupo visitou duas Unidades Multiplicadoras do Projeto uma localizada na Linha Canudinho de propriedade de Sélia Regina Felizzari, e a outra localizada na Linha Canudo de Cássio Polidoro.

Sélia possui uma área de 33,7 hectares, com Sistema Agroflorestal em 5,3 ha de erva do tipo cambona 4, (tipo de erva-mate suave ao paladar e de utilização em blends para a produção de chimarrão), um erval de aproximadamente 12.500 plantas. Na área foi feita adubação e cobertura de inverno com aveia e azevén (gramínia de cultivo de inverno) e também com fertilizante químico, além de uréia, roçadas e plantio de espécies florestais nativas. Em 2018 foram produzidas 4.140 @ de ervas no local.

Já a propriedade de Cássio, tem 10 hectares sendo 3,8 de Sistema Agroflorestal com erva do tipo cambona 4 (nativa que foi reproduzida). Foi utilizado roçada e também camas de aviário a fim de aumentar a fertilidade do solo.

Nas visitas foram feitos exercícios de amostras de solos orientados pela Emater e Embrapa. “É muito bom podermos aliar a parte técnica com a visita de campo”, afirma Valdir Andreolla, produtor de Erechim que participou da atividade.