Curso capacita em tecnologias de baixo carbono

Atividade no Rio Grande do Sul contou também com visita técnica

Agentes de assistência técnica (ATEC), produtores e agrônomos tiveram a oportunidade de participar, entre 18 e 27 de março, do treinamento oferecido pelo Projeto Rural Sustentável sobre tecnologias de baixo carbono. Os temas abordaram Cadastro Ambiental Rural (CAR), edição de vetores no Google Earth Pro, Gestão da Propriedade RuralRecuperação de Áreas Degradadas e Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A atividade ocorreu no município de Passo Fundo, região norte do Rio Grande do Sul.

Os 16 participantes puderam trocar experiências práticas e teóricas e aprender mais sobre as tecnologias com os professores Alexandre Maroso Gessi, representante do SENAR Nacional e do instrutor Carlos Alberto Salgueiro da Cunha Rosa.

“Foi um ótimo aprendizado e um conhecimento mais detalhado para aplicar com os produtores, além da troca de experiências com os outros colegas”, avaliou Ivandro Zamboni, Atec de Vacaria.

O grupo também realizou uma visita técnica a duas propriedades, Unidades Demonstrativas do Projeto, além da sede do Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP, uma das Instituições cadastradas no Projeto, no estado.

A visita foi realizada na Unidade Demonstrativa (UD) Reserva Maragato, de Rogério Bevegnu, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que tem 4 hectares do projeto, com Recuperação de Área Degradada com Floresta (RAD-F).

Outra Unidade Demonstrativa visitada foi o Tropeiro Camponez, de Leandro Lacourt, com uma área de 110 hectares que trabalha com turismo rural e tem implantado a tecnologia Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) com cerca de 700 eucaliptos.

Para finalizar ainda houve a visita a sede do CETAP, que possui uma agroindústria que trabalha com frutas nativas. Os participantes puderam trocar experiências com produtores rurais e aplicar parte dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, conhecendo as tecnologias de baixo carbono lá implantadas. “Foi extremamente produtivo e atendeu minhas expectativas”, destacou Enrique Loro, de Barros Cassal.

Além do Rio Grande do Sul, o curso foi realizado nos outros sete estados em que o Projeto Rural Sustentável atua.