Treinamento para agentes de assistência técnica em Mato Grosso

Capacitação impulsiona trabalho de profissionais que atuam no Bioma Amazônico

O treinamento dos agentes de assistência técnica foi consolidado pelo Projeto Rural Sustentável em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e aconteceu na capital mato-grossense Cuiabá, na sede do SENAR/MT entre os dias 11 e 20 de março. Os temas estudados foram o CAR-Cadastro Ambiental Rural, Gestão da Propriedade Rural, Sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Recuperação de Áreas Degradadas.

O evento contou com a presença de 24 participantes de diferentes áreas de atuação como zootecnistas, veterinários, biólogos, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais que atuam no Bioma Amazônico. O curso foi ministrado pelo zootecnista do Senar, Érique Pedro da Silva Costa que tem experiência na área de Gestão da Propriedade Rural.

Segundo Darline Carvalho, eng agrônoma e ATEC pela Instituição Campo S/A Consultoria Rural, informar ao produtor sobre sua importância na construção do desenvolvimento sustentável no país só será possível se ATECs, Instituições e Poder Público estiverem alinhados para auxiliar e ajudar na consolidação de uma atividade de baixo carbon. Para Darline, o curso trouxe essa reflexão para os participantes.

O Projeto Rural Sustentável por meio dos Dias de Campo e oficinas para produtores rurais, finalizou as atividades com a capacitação dos ATECS, fortalecendo o elo entre agente de assistência técnica e produtor rural em busca da sustentabilidade.