Agentes de assistência técnica de Minas participam de treinamento em Belo Horizonte

Tecnologias de baixo carbono foram temas da capacitação

O treinamento direcionado a agentes de assistência técnica que atuam no estado de Minas Gerais foi realizado em Belo Horizonte com a participação de 26 profissionais, entre engenheiros agrônomos, ambientais, florestais, hídricos, civis, veterinários, zootecnistas e geógrafo. A capacitação foi realizada, de 11 a 20 de março de 2019, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o apoio do Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (IABS).

A capacitação abrangeu os cursos Cadastro Ambiental Rural (CAR); Recuperação de Áreas DegradadasFloresta Comercial; e Gestão da Propriedade. Os cursos envolveram atividades teóricas e práticas, com programa iniciado às 07h30 e termino às 19h30. Os participantes receberam a certificação totalizando 96h.

O instrutor do curso foi o médico veterinário Diego Abes Xavier do SENAR-MT. O acompanhamento do treinamento foi feito pelo coordenador local Renato Marques do IABS.

No dia 16, aconteceu uma visita técnica na Embrapa Milho e Sorgo localizada no município de Sete Lagoas, região central do estado. Esta é uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e possui 1.933 hectares.

Na oportunidade os pesquisadores Miguel Marques e Emerson Borghi demonstraram as pesquisas que estão sendo realizadas com a tecnologia de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), as vantagens e desafios e alguns dos resultados já alcançados. Os participantes visitaram algumas áreas e puderem tirar dúvidas sobre os sistemas. A visita no campo foi finalizada na área da “Vitrine Tecnológica” que tem como objetivo mostrar aos visitantes as tecnologias e produtos desenvolvidos pela Embrapa.

Durante o curso, foram realizadas atividades práticas em grupos  em cada uma das disciplinas para aplicação do conhecimento com a criação de projetos para promover a interação entre os participantes.

Para o instrutor Diego Xavier, foi uma surpresa ter uma turma com formações diversas e muita experiência e vivência em sua área formação e região de atuação o que possibilitou uma troca de conhecimento mais rica.