Criação de abelhas e produção de caldas foram temas do Dia de Campo

Produtores conhecem técnicas para manejo de apiário

A Fazenda Água Clara de propriedade da Sra. Maria Rosimere Vieira e do Sr. Gilvani Santos localizados no município de Padre Paraíso em Minas Gerais, na região do Vale do Jequitinhonha mineiro, sediou seu primeiro Dia de Campo, no dia 07 de março de 2019.

Unidade Demonstrativa contemplada pelo Projeto Rural Sustentável tem 7 hectares e aplica a tecnologia de Manejo Florestal Sustentável.

Cristiano Costa, agente técnico responsável pela propriedade, apresentou as diversas características para implantação e manejo de um apiário. Foram demonstradas as vantagens da apicultura, quem pode criar, tipos de exploração, formas de captura e povoamento e montagem do apiário.

Na oportunidade os proprietários apresentaram os principais equipamentos utilizados na criação de abelhas e os participantes puderam ver uma caixa já em ponto para a colheita do mel.

Na parte da tarde, o técnico da Emater, Robspierre Ferraz, destacou os aspectos ambientais que devem ser verificados nas propriedades rurais como o cuidado com o solo e água, suas principais causas de degradação, as regras para as áreas de preservação permanente e indicação de melhores práticas de manejo. Desta forma, é possível manter os resultados financeiros positivos e com sustentabilidade para o produtor.

O Dia de Campo foi finalizado com o técnico Ronilson Nascimento, que demonstrou como fazer algumas caldas alternativas para controle de pragas na lavoura. Junto com os participantes, ele elaborou dois exemplos simples, de baixo custo e com produtos naturais como a Calda de Mamona e a Calda Viçosa.

Para os produtores Maria Rosimere e Gilvani o conhecimento adquirido nas palestras junto com a assistência técnica, estão fazendo a diferença na propriedade rural. “Trabalhar com apicultura tem sido muito gratificante, pois ajuda na melhoria de vida e na questão financeira. Além disso, é bom poder compartilhar as técnicas com outros produtores da região transformando a mentalidade de cada um para o cuidado com o meio ambiente para as abelhas possam produzir mais.

Ferraz enfatizou que os Dias de Campo promovidos pelo Projeto Rural Sustentável possibilitaram mostrar diversas tecnologias, como florestas plantadas, pastejo rotacionado e apicultura aos produtores para melhorarem sua renda e sua qualidade de vida.