Cana Hidrolisada, alimento funcional com baixo custo para o rebanho

Sistema melhora a produtividade no campo

O Sítio Nonoai do senhor João Luiz da Rosa e família, está localizado no Município de Terra Nova do Norte, no estado de Mato Grosso e é uma das beneficiadas pelo Projeto Rural Sustentável.

A propriedade sediou o Dia de Campo e contou com a participação de 28 produtores da região, em sua maior parte produtores de leite. O técnico da Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER), Rodrigo Cezar Ribeiro, explicou os detalhes das tecnologias desenvolvidas na propriedade.

Rodrigo que é agente de assistência técnica (ATEC), do Projeto falou que, posteriormente a primeira visita técnica ao Sítio Nonoai houve orientação de uma análise de solo para realizar uma adubação de cobertura. Esta técnica consiste em uma estratégia comum para manter os níveis de nutrientes no solo, durante o desenvolvimento da pastagem. Como adubação de cobertura foram utilizados calcários e adubo químico.

Outra técnica desenvolvida na propriedade foi a da “cana hidrolisada” uma técnica simples e de baixo custo, podendo ser realizada por produtores de leite apresentando excelentes resultados. Além da melhoria da digestibilidade do animal e aumento do consumo do alimento, a técnica contribui para o aumento do período de armazenamento em comparação a cana picada, prevenção de doenças e diminuição do desperdício de ração, entre outros.

A cana hidrolisada é feita a partir de uma solução homogênea de cana triturada, cal hidratado e água, utilizados da seguinte forma: dissolve-se 500 gramas de cal hidratado em 4 litros de água. Com auxílio de um irrigador esta solução é derramada em 100 quilos de cana triturada. A cana deve estar bem espalhada para que a solução entre em contato com todo material. É necessário 10 horas de repouso da solução, antes de ser fornecido ao animal.

João conta que é importante estar atento ao manejo. No começo, ele utilizou para silagem o capim Carajás (purpureum x glaucum), porém este capim estava florescendo muito rápido o que comprometia a eficácia do do produto. Ele então  passou a plantar o Capiaçu (Pennisetum purpureum Schum) que está rendendo melhores resultados.

Ao final, os participantes acompanharam o proprietário para as áreas onde foram desenvolvidas as técnicas que tornaram a propriedade mais eficiente em sua produção.