Silagem, uma técnica sustentável com baixo custo de implantação

Sistema pode manter produção em períodos de estiagem de chuvas

O município de Terra Nova do Norte, no Mato Grosso, localizado a 645 km da capital, recebeu o Projeto Rural Sustentável para mais um Dia de Campo, realizado no Sítio Vale do Sol do produtor Oli Onevio Zenni e sua família. A propriedade implantou a tecnologia Recuperação de Área Degradada com Pastagem (RAD-P).

O técnico da EMPAER (Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural) e ATEC do Projeto Rural Sustentável, Rodrigo Cezar Ribeiro foi o palestrante do evento.

Para tornar a propriedade mais sustentável foram realizadas técnicas de correção da acidez do solo, adubação e plantio de novas sementes de capins nas áreas de pastagens, além de ter sido plantado cana de açúcar e mandioca para silagem com a utilização da técnica do Silo Cincho. Esta técnica consiste em um tipo de silo com baixo custo de produção, pouca mão de obra e não requer utilização de máquinas, ideal para pequenos produtores.

O senhor Oli Onevio contou que com a ajuda do Projeto e da assistência técnica prestada, sua produção de leite dobrou e a mortalidade do gado diminui “principalmente com bezerros” durante os períodos de seca. Esse processo trouxe um aumento na renda e qualidade de vida para toda a família.

Ao final, houve uma conversa entre os produtores e técnicos a respeito das diferentes formas de cooperativismo e associativismo. Esse tipo de organização possibilita a compra conjunta de insumos como sementes, adubos e arames, possibilitando baratear os custos.