Paraná realiza treinamento para ATECs e profissionais da agronomia

Rural Sustentável amplia número de profissionais capacitados

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos Agentes de Assistência Técnica (ATECs) sobre gestão sustentável da propriedade rural e tecnologias de baixo carbono, o Projeto Rural Sustentável realizou treinamento em Londrina, entre os dias 18 e 27 de fevereiro.

A capacitação foi também direcionada a estudantes de instituições de ensino superior do município, institutos que atuam em projetos de pesquisa (mestrados) e recém formados.

Com perfil jovem de participantes, marcaram presença engenheiros agrônomos e florestais, biólogos, técnicos agropecuários e da agroecologia. Além deste grupo, estiveram presentes 02 agentes de assistência técnica cadastrados no PRS, ambos da região sudoeste do Paraná, 1 técnico da EMATER e 01 técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – regional Curitiba.

A metodologia abordou atividades teóricas e práticas, envolvendo estudos de casos e teve como principais conteúdos as temáticas: Georreferenciamento e Cadastro Ambiental Rural (CAR), Recuperação de Área Degrada com Pastagens (RAD-P), Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Gestão da Propriedade.

“Foi muito importante ter visto os conteúdos sobre RAD – P e ILPF, pois são as duas tecnologias que utilizo na minha pesquisa de mestrado”, afirmou a participante Amanda Gil de 24 anos, mestranda em Agricultura Conservacionista pelo do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

No sábado (23), participantes e instrutores realizaram uma visita técnica no Rancho Universo Real, em Tamarana, cidade localizada a 63 Km de Londrina. Durante a visita, os participantes puderam trocar experiências e equiparar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o proprietário da área, Felipe Domansky, aproveitando as tecnologias de baixo carbono RAD-P e iLPF, lá implantadas.

A visita apresentou outros benefícios aos participantes, pois, além das tecnologias, a propriedade possui área de preservação permanente (APP) definida e hoje conservada, após projeto de recuperação iniciado por Felipe há 5 anos atrás.

O estudante do 4º ano de agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Romário Fortunato de Lima, falou sobre a importância da visita para a fixação do conteúdo visto em sala. “Gostei de ter ido na propriedade porque foi possível ver na prática os conteúdos ensinados pelo instrutor. Tenho certeza que a experiência do campo foi fundamental para fixar o aprendizado”, afirmou o futuro consultor e agente de assistência técnica.

A capacitação foi realizada pelo SENAR com o apoio do Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (IABS) e contou com a participação do técnico do SENAR Nacional, Sr. Mauro Muzell Faria, e do instrutor Carlos Alberto Salgueiro da Cunha Rosa, também indicado pela entidade.O treinamento contou ainda com o suporte operacional do coordenador local do Projeto Rural Sustentável no Paraná, Marcus Vinícius Concatto.

O engenheiro agrônomo, Jhonatan Borges da Silva, que atualmente faz uma especialização em tecnologia dos solos, analisou o aprendizado geral e o ganho em relação ao crescimento profissional. “Todo o conteúdo foi interessante, mas aprendi muito com a disciplina de gestão da propriedade. Saio também mais capacitado para prestar serviços de assistência técnica aos produtores rurais”, afirmou ele.

Ao final do treinamento, com a carga horária de 96horas/aula, os 26 participantes receberam a certificação.