Implantação e manejo agroecológico de sistemas agroflorestais

Técnica promove conservação da natureza e aumento da produtividade

A Fazenda Tubarão, localizada no município de Piraí do Norte, sediou no dia 20 de fevereiro, Dia de Campo Especial, que contou com a participação de mais de 97 produtores rurais sendo 64 homens e 33 mulheres vindos dos municípios de Ituberá, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte, Ibirapitanga, Nova Ibiá, Igrapiúna e Camamu.

O produtor beneficiário do Projeto Rural Sustentável e proprietário da Unidade Demonstrativa que possui a tecnologia Sistema Agroflorestal (SAF), SrºAnival Mamédio falou da sua satisfação de receber os participantes. “Fico feliz em ter vocês aqui para conhecer a minha propriedade. No início tinha apenas uma tecnologia, mas após aderir ao Projeto pude aumentar o numero de práticas de baixo carbono que auxiliam no desenvolvimento sustentável. Espero que meu exemplo se multiplique entre todos vocês,” disse seu Anival.

A atividade seguiu com a divisão de cinco grupos que circularam durante todo o dia conhecendo tecnologias adotadas para a conservação da natureza e aumento da produtividade. Foram 5 standes espalhados pela propriedade cada um abordando temáticas diferentes dentro do Tema de Implantação e Manejo Agroecológico de Sistemas Agroflorestais.

O primeiro estande mostrou a implantação de um SAF, diversificação de culturas e manejo de solo, o segundo mostrou o preparo e uso de Bokashi (um tipo de fertilizante orgânico), e o incentivo para produção de um composto simples e muito rico, com ótimos resultados na cultura do cacau, principal cultura da região. Outro estande mostrou os passos para a conservação do solo e técnicas de balizamento em curva de nível, discussão sobre técnicas de controle da erosão e de manejo para conservação do solo. O quarto estande abordou a produção de cacau de qualidade e de técnicas de beneficiamento de amêndoas de cacau, desde a colheita e fermentação até a o armazenamento. O último estande mostrou a produção e uso de biocalda.

O encontro proporcionou aos participantes oportunidade para tirar dúvidas sobre cada um dos temas abordados.

“Atividade como essa era para acontecer todo dia. Nós aqui da zona rural necessitamos de informações para produzirmos melhor. Aqui na nossa região somos carentes de informação, conhecimento, cultura e educação,” finalizou Marisvaldo da Silva, produtor do município de Ibirapitanga na Bahia.